sexta-feira, 30 de abril de 2010

Informativo Semanal do CREFITO5/RS

Informativo Semanal do CREFITO5/RS | Porto Alegre, 30 de abril de 2010 | Número 37

Reunião dos Ministérios da Saúde dos países do Mercosul discute o exercício profissional dos Fisioterapeutas

A Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, membro da Comissão de Integração dos Fisioterapeutas do Mercosul do COFFITO apresentou no dia 27 de abril, em Buenos Aires - Argentina, o processo de integração dos Fisioterapeutas nos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), a convite do Ministério da Saúde do Brasil

Na ocasião, ela apresentou os dados estatísticos sobre a profissão no Mercosul, como por exemplo o número de faculdades existentes, as entidades nacionais que representam a profissão e os profissionais, as leis ou decretos que fundamentam a profissão, o número de profissionais registrados e as especialidades reconhecidas. "A reunião da Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional/Comissão de Serviços de Atenção à Saúde foi muito proveitosa, já que pudemos expôr dados concretos da nossa realidade de trabalho nos países que compõem o Bloco Econômico do Mercosul e trocar experiências", disse a Dra. Maria Teresa.

CREFITO5/RS promove seminários em Caxias do Sul e em Santa Maria

O CREFITO5/RS há muitos anos defende a inclusão do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional nas Equipes de Saúde da Família e defende, acima de tudo, a atenção básica na saúde como grande bandeira para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Por ter esse tema como base de muitas de suas ações, o CREFITO5/RS promoverá seminários nas mais importantes cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Santa Maria.

Os seminários ocorrem em parceria com as Comissões de Saúde das Câmaras de Vereadores de cada município e tem como objetivo levar à sociedade a importância das ESF, das equipes multiprofissionais, da equidade e dos demais princípios norteadores do SUS. Serão convidados para cada seminário representantes da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa, dos Conselhos Municipais de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, Secretarias Municipais e outras entidades e representatividades que atuam direta ou indiretamente na área da saúde e que podem fortalecer essa estratégia.

O CREFITO5/RS levou a ideia às Casas Legislativas municipais, que de pronto aceitaram a parceria pela comprovada importância do tema que será debatido. As falas serão plurais e os seminários são abertos a toda comunidade. Participe de mais essa ação promovida pelo CREFITO5/RS.

Em Caxias do Sul e Santa Maria representará o CREFITO5/RS, o Dr. Glademir Schwingel, membro da Comissão de Inserção em Políticas Públicas de Saúde do CREFITO5/RS. 

CAXIAS DO SUL
Quando: 21/05 (sexta-feira)
Hora: 14h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores.

SANTA MARIA
Quando: 02/06 (quarta-feira)
Hora: 14h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores.

Boqueirão do Leão recebe projetos do CREFITO5/RS

O município de Boqueirão do Leão, que fica há aproximadamente 180 quilômetros da capital gaúcha, recebe, mais uma vez, os projetos do CREFITO5/RS. No dia 7 de maio (sexta-feira) dois projetos serão colocados em prática mais uma vez: o Saúde Escolar e o Debates CREFITO5/RS: Vida e Saúde com Qualidade.

Nos Debates CREFITO5/RS, a Dra. Nair Paim, fisioterapeuta, fará uma palestra sobre saúde da mulher e do homem, abordando o câncer de colo de útero e o câncer de próstata. Segundo Dra. Nair, a fisioterapia tem papel fundamental no tratamento e, principalmente, na recuperação dos pacientes.
Já o Saúde Escolar, que em 2009 foi implantado no município, terá como objetivo principal a realização da "Blitz da Mochila".  Segundo um dos idealizadores do projeto, o fisioterapeuta Dr. Gérson Chequi, a Blitz é o momento mais especial do projeto, pois é quando os alunos percebem na prática as mudanças que foram estruturadas durante meses. Serão pesadas as mochilas dos alunos nos turnos da manhã e da tarde. Cada aluno receberá um cartão de acordo como peso de sua mochila.

CREFITO5/RS visita o Centro de Saúde Escola Murialdo em Porto Alegre

No dia 16 de abril, a Presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira visitou o Centro de Centro de Saúde Escola Murialdo(CSEM), que fica em Porto Alegre. A Presidente do Conselho foi até o Centro para fazer uma palestra para as residentes do  Núcleo de Fisioterapia que trabalham com Residência Integrada em Saúde / Enfâse em Atenção Básica. O tema da palestra foi "Mercado de Trabalho do Fisioterapeuta  na Rede Pública".

A palestra foi embasada em dados coletados pelo Departamento de Fiscalização do CREFITO/5 sobre o número de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham com Saúde Pública no Estado, além de promover uma discussão sobre a realidade do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Rio Grande do Sul e também debater a importância da inclusão do fisioterapeuta nas Equipes de Saúde da Família.

Leia na íntegra aqui.

Acupuntura ajuda no alívio aos distúrbios da TPM

A acupuntura tem eficácia comprovada no tratamento dos desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM). A enfermidade atinge cerca de 90% das mulheres e  afeta atividades cotidianas, relações de trabalho e convivência interpessoal
 
Segundo o fisioterapeuta acupunturista do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Wilen Heil, a acupuntura promove o equilíbrio energético do corpo e ajuda a melhorar os sintomas indesejáveis da TPM.

Leia na íntegra aqui.

Wiireabilitação: Ganha quem sarar

Geralmente visto como vilão, o videogame é, muitas vezes, considerado um dos culpados pelo sedentarismo e responsabilizado por fazer as pessoas ficarem horas sentadas. No entanto, esse conceito começou a mudar com o surgimento do videogame Wii, da Nintendo, que por meio de seus sensores, instalados junto ao aparelho de TV, capta os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela. O uso do console foi adaptado por clínicas de fisioterapia e a técnica, chamada de wiireabilitação, antes comum apenas nos grandes centros, já começa a ganhar adeptos no interior do Estado.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia do Rio Grande do Sul, Maria Teresa Dresch, ainda não há estudos científicos sobre os benefícios da wiireabilitação. Ela esclarece que a técnica, geralmente, é introduzida em pacientes que necessitam de fisioterapia permanente ou por um longo tempo, pois torna as sessões diferenciadas. "O conselho tem acompanhado com cautela esta técnica. Percebemos que há mais motivação por parte dos pacientes. No entanto, é uma atividade complementar, e a fisioterapia tradicional não deve ser abandonada ",  explicou.

Fonte: Zero Hora.

Leia na íntegra aqui.

Cidades Fiscalizadas na semana de 19 a 30 de abril: Júlio de Castilhos, Pinhal Grande e Porto Alegre.

Acompanhe aqui os projetos de Lei em tramitação:
http://www.crefito5.com.br/conteudofixo2.php?id=66

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:
http://www.crefito5.org.br/defis-denuncie.php

Siga o CREFITO5/RS no Twitter: http://twitter.com/crefito5rs

quinta-feira, 29 de abril de 2010

29/ abril/ 2010


Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 29/ abril/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Edição n. 25 da revista Cidadania & Meio Ambiente está disponível para acesso e/ou download

Programa Bolsa Família, mobilidade e sustentabilidade ambiental, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Áreas de Risco: quando desocupar, quando consolidar, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

Fogão Solar: uma riqueza dos pobres, por Pedro Miskalo

Alemanha: Fortes demonstrações contra energia nuclear

Política Ambiental no Brasil à beira do abismo

Comunicado dos Kayapó Metuktire contra Belo Monte

Campanha Opará, Povos Indígenas em defesa do rio São Francisco

Biodiesel de soja tem problemas socioambientais, avalia relatório

Estudo feito no Inpe indica expansão da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

Pedido de vista coletivo adia votação do Projeto Ficha Limpa

Um belo monte de negócios, artigo de Felipe Amaral

Amianto. Um massacre silencioso

Pesquisa revela relação entre deficiências respiratórias e pressão alta

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate




--
Glademir Schwingel
Prof. Ms . / Fisioterapeuta
Doutorando em Ciências Sociais
http://www.twitter.com/glademirs

terça-feira, 27 de abril de 2010

EcoDebate - 27/ abril/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 27/ abril/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Usina de Belo Monte, artigo de Maurício Gomide Martins

Gravidez indesejada na adolescência, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Lula, os esperneios e o apagão, artigo de Roberto Antonio Liebgott

Documentário sobre índios isolados do Acre em fase de produção

Baixe o relatório da CPT com dados da violência do latifúndio contra trabalhadores rurais

Entidade pressiona governos a divulgar aplicação de recursos repassados por hidrelétricas

Projeto investiga dinâmica sociodemográfica das regiões de Campinas e Santos, gerando base de dados sobre vulnerabilidade

Cientista de maior entidade mundial de defesa de consumidores diz apoiar rótulo para transgênicos

Embrapa cria bioinseticida para combater borrachudos

Hipertensão avança e atinge 24,4% dos brasileiros

'Ser vegetariano é respeitar e salvar o planeta que nos permite a vida'. Entrevista com a nutricionista chilena Nelba Villagrán

'Uma nova regulação do capitalismo não resolverá a crise do sistema mundial'. Entrevista com François Houtart

O campo não é prioridade, artigo de José Batista Gonçalves Afonso e Airton dos Reis Pereira

Em Mato Grosso 99% dos infratores não pagam multas ambientais

Cochabamba: Um novo movimento sobre a mudança climática

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate



segunda-feira, 26 de abril de 2010

EcoDebate - 26/ abril/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 26/ abril/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Tecnologias de informação e comunicação, artigo de Bruno Peron

Belo Monte: O 'Cálice' Sagrado da AGU, artigo de Ismael Antonio de Moraes

Demanda mundial de biocombustíveis gera risco de despejo para agricultores africanos

Exposição a produtos químicos comuns pode afetar o desenvolvimento feminino

Nota do CIMI sobre o Leilão da Usina Belo Monte

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) repudia atitude da AGU em caso Belo Monte

MPF cadastra população prejudicada pela mineração em Treviso e Siderópolis (Criciúma), SC

Projeto de lei acaba com controle preventivo do TCU sobre obras suspeitas de irregularidades

Leilão de Belo Monte: uma armação. Entrevista especial com Telma Monteiro

Transposição do São Francisco. Uma obra desnecessária. Entrevista especial com João Suassuna

R$ 1 bi em remédios no lixo: Falhas na compra e no armazenamento levam a desperdício de medicamento no país

Jovens que comem o que assistem: Publicidade de alimento para criança contribui para obesidade infantil

Novo relatório reafirma que os oceanos estão se tornando cada vez mais ácidos

Mitos e verdades sobre as doenças crônicas, artigo de Jarbas Barbosa da Silva Jr.

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate


 
--
Subscription settings: http://groups.google.com/group/newsletter_ecodebate/subscribe?hl=pt-BR



--
Glademir Schwingel
Prof. Ms . / Fisioterapeuta
Doutorando em Ciências Sociais
http://www.twitter.com/glademirs

domingo, 25 de abril de 2010

EcoDebate 24 e 25/ abril/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 24 e 25/ abril/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

25/04: Dia Mundial de Combate à Malária chama atenção para os obstáculos em série colocados pela doença

Década da Erradicação da Malária chega ao fim em 2010 com um balanço desanimador

Pequim espalha desodorante para eliminar cheiro dos lixões

Comissão Internacional da Baleia propõe permissão para caça sob quotas rígidas

Crise financeira pode fechar o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro(Iuperj)

SP: Após 18 anos, área radioativa de Interlagos será descontaminada. Greenpeace critica trabalho incompleto

Conferência de Cochabamba: Soluções de países ricos não resolvem mudança climática e prejudicam mais pobres

Oceanos são bomba-relógio do aquecimento global

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate



sexta-feira, 23 de abril de 2010

O exercício profissional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Estamos em abril de 2010 e a economia brasileira está aquecida. Noticiários dão conta diariamente de que criam-se empregos e que o consumo de bens de qualquer espécie está em alta. O salário mínimo nacional é de R$ 510,00, o que à valores de hoje representa algo em torno de 290 dólares. Lançamos estes números para constatar que houve um incremento no poder de compra da população, visto que há alguns anos lutava-se por um salário mínimo de pelo menos 100 dólares.


E, no entanto, quando discute-se a realidade do mercado profissional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fica sempre a sensação de que há saturação, faltam oportunidades e que os ganhos oriundos do trabalho são insuficientes frente à realidade da vida. Somos cerca de 8 mil profissionais no RS, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, espalhados em 496 municípios, interagindo de uma forma ou outra com 11 milhões de gaúchos. Calculando, são 1.375 gaúchos por profissional. Em tese, cada um de nós é responsável pela saúde de 1.375 gaúchos.


Propõe-se aqui a reflexão quanto ao exercício profissional e a responsabilidade individual e coletiva no desenvolvimento do campo de trabalho. E, neste sentido, nenhum sujeito é capaz, individualmente, de resolver as dificuldades quanto ao exercício profissional. Pelo contrário, é fundamental que tenham-se em mãos instrumentos para o crescimento. E é em cima disto que propomos:


  1. Qualificar a articulação regional – em defesa da autonomia profissional e dignidade econômica.

  2. Defender o pleno direito ao trabalho – contra a lei do ato médico

  3. Desenvolver fiscalização proativa – respeitando a legalidade administrativa e ética

  4. Criar Câmaras Técnicas para ampliar mercado de trabalho


A primeira questão é: qual o significado de insistir na qualificação da articulação regional, na forma de associações, sociedades e assemelhados? E a resposta é óbvia: conjugar esforços, aproximar os profissionais, suas trajetórias, suas dificuldades e construir, assim, uma certa unidade em torno da identidade comum dos diferentes sujeitos. Fortalecer nosso capital cultural, nosso saber teórico-prático e, por conseguinte, incrementar o reconhecimento do público quanto as duas profissões. Nossa autonomia profissional e a dignidade econômica estão sujeitas a esta inserção efetiva na sociedade.


Quanto à autonomia, a defesa efetiva das nossas profissões passa pela liberdade de executarmos nossos métodos e técnicas, fazermos uso dos recursos que temos no desenvolvimento de nosso trabalho e de cooperarmos com nossos pares e demais membros da equipe de saúde. O projeto de lei do ato médico foi e é uma ameaça. Reagir às tentativas de cerceamento das nossas atividades é a resposta que podemos implementar. E a participação de todos os colegas, com as ferramentas que estiverem às suas mãos é fundamental. Trata-se de uma atuação pautada na ética profissional, no envolvimento com a categoria em que está inserido, com qualidade, comprometimento e engajamento militante.


Para que as nossas profissões sejam dignas de respeito é importante que os profissionais atuem na legalidade e amparados na ética. Cabe ao conselho, também, primar pela legalidade no exercício profissional. A fiscalização é atribuição do conselho e ela deva ter caráter educativo, sempre que possível, e repressiva quando necessário. O mau profissional deve ser a exceção à regra. O bom profissional deve ser a regra, deve ser estimulado nas suas práticas, significando ser reconhecido pela sociedade.


Por fim, a construção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional não é obra de poucos sujeitos. É a construção de um coletivo que alcança, no Brasil, mais de 130 mil profissionais. E milhões de pacientes/usuários. Avançar nesta construção não é tarefa de poucos. Propomos a criação de Câmaras Técnicas para analisar e sintetizar estas construções, trazê-las às práticas técnico-científicas e incorporando estes diferentes conhecimentos ao nosso fazer, o que por consequência significa ampliar o nosso "mercado", as oportunidades de trabalho e o ganho financeiro, merecido.


Por tudo isso, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional se fazem pela Construção Coletiva de sua história. Assim avançamos e por isso contamos com seu apoio. No dia 29/05, vote Chapa 1 – Construção Coletiva para a gestão 2010-2014.




Transforme-se em personagens engraçados e coloque no Messenger. Clique e veja como.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril de 2010

22 de abril de 1500, Monte Pascoal, sul da Bahia. Caravelas portuguesas se insinuam no horizonte. Começa nossa história oficial, a aventura. De Pindorama à Brasil. Das sesmarias às hiper-fazendas... Desigualdades persistem, se ampliam. Uns tem muito, muitos têm pouco. Começa nossa aventura. Queira Deus que possamos seguir a aventura.