sexta-feira, 28 de maio de 2010

O FISIOTERAPEUTA NA SAÚDE PÚBLICA: EM DEFESA DA VIDA!*

(texto publicado em 2002)


Quando acadêmico de Fisioterapia, até dezembro de 1993, na UFSM (RS), me perguntava da minha atuação como futuro profissional, em que área, em que lugar, com que clientela, quais as expectativas. Creio ser a preocupação da maciça maioria dos estudantes, de qualquer área. A Fisioterapia, por sinal, oferece muitas possibilidades e a dúvida persiste, muitas vezes, após a própria formatura. Saímos da Universidade para enfrentar um mercado extremamente competitivo, com a responsabilidade de sermos éticos, profissionais, inovadores, além do desafio imposto de termos sucesso, autonomia financeira. Há muitas alternativas, mas o que decide, em boa parte dos casos, é a oportunidade de trabalho concreta. 
A Saúde Pública é uma das alternativas menos consideradas, via de regra. Aliás, cabe aqui diferenciar Saúde Pública de Saúde Coletiva, ao passo que neste texto entendemos a primeira como aquela organizada e ofertado pelo poder público, pela via direta ou contratada, e que portanto segue as diretrizes inscritas na Constituição Federal de 1988, que descreve o Sistema Único de Saúde (SUS). Na Saúde Pública podemos trabalhar tanto na atenção individualizada quanto em Saúde Coletiva, onde, neste caso, o trabalho é dirigido para grupos de usuários. Faço o parênteses pois pretendo defender eminentemente a necessidade do fisioterapeuta estar mais envolvido na Saúde Coletiva, ampliando seu leque de atuação. 
Mas, me pergunto do por quê a Saúde Pública ser tão pouco simpática à Fisioterapia e, dentre as possíveis respostas creio ser isto reflexo ainda da certa submissão histórica de nossa profissão à Medicina. Digo isto, pois percebo que também na Medicina aqueles que trabalham na rede pública, muitas vezes, são considerados inferiores em qualidade técnica, comparado com o profissional que tem a sua clínica, com clientela formada, geralmente de característica sócio-econômica mais estável. Daí que, "se o fisioterapeuta não tem a sua clínica de sucesso, por dedução, ele não é tão competente". Generalizo, e exagero, de propósito, buscando causar a reflexão. Mas, de qualquer forma, o quadro que se "pinta" é que trabalhar em Posto de Saúde é atender "pobre", ou "carente". 
Este quadro vem mudando, com certeza, mas não com a velocidade que merecia. Por exemplo, em janeiro de 2000, fiz levantamento junto aos municípios em que atuo na atualidade, que somam 41, e destes em apenas 9 haviam sessões de fisioterapia contratadas. É isso mesmo: sessões de fisioterapia, não fisioterapeutas. Os contratos mantidos entre administrações municipais e profissionais não previam, de fato, que este fizesse parte de uma equipe, mas que apenas prestasse o serviço. Será uma alternativa correta, que contribui para o fortalecimento da área no serviço público? Hoje, refazendo este levantamento, o número de municípios que oferece sessões de fisioterapia na rede pública ultrapassa 50%, mas o profissional continua não fazendo parte do quadro técnico. Ainda não estamos nas equipes de saúde dos municípios. Por quê? 
Quando trabalhamos sessões de fisioterapia na saúde pública, trabalhamos eminentemente na velha lógica da relação terapeuta-paciente, tão somente. Não há participação em estratégias continuadas de promoção e prevenção em saúde, que lidam com maior número de pessoas, e não aproveitamos a chance de espraiar o conhecimento acumulado pelo fisioterapeuta. Ficamos, mais uma vez, restritos à reabilitação, ao tratamento, à abordagem dirigida ao já doente. Exemplo disto é a quase ausência do profissional no Programa de Saúde da Família (PSF), que tem se constituído numa estratégia diferenciada de atenção a população. 
Particularmente, minha própria inserção em saúde pública deu-se por força de assumir a Secretaria Municipal de Saúde do município de Teutônia (RS), cidade de 25 mil habitantes, a 100 quilômetros de Porto Alegre. Foi uma experiência que revolucionou minha vida, tirando-me da segurança de uma clínica e jogando-me num sistema de saúde, no papel de gestor. Por 21 meses permaneci na função, desenvolvendo ações relacionadas a organização do SUS local, mas também participando e propondo atividades de Saúde Coletiva, especialmente dirigidas para a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, para a prevenção ao uso de drogas, à orientação para a sexualidade na infância e adolescência, à orientação quanto ao trabalho do trabalhador rural, entre muitas outras. O espectro de possibilidades de trabalho é enorme e a dimensão da inserção do fisioterapeuta neste contexto é muito grande. 
Ocorre que, na verdade, não nos damos conta do tamanho deste trabalho possível. Senão, vejamos: quando, na clínica, ou no hospital, trabalhamos individualmente com nosso paciente, estamos reabilitando ou ampliando as condições de vida deste paciente. Um trabalho importante e imprescindível. Mas, na Saúde Pública, e em espacial na Saúde Coletiva, cada ação bem sucedida representa maximizar resultados, o que se prova pela redução paulatina da mortalidade infantil, ou da inexistência de casos novos de poliomielite, ou mesmo da redução do número de paralisados cerebrais. Mesmo em gestão da saúde, se o sistema está bem organizado, com fluxos, referências e contra-referências bem delineadas, estamos salvando vidas, concretamente. E aí que está a mágica da Saúde Pública: dá para salvar muitas vidas, usando menos recursos e com ações simples, aplicáveis na realidade cotidiana da população, carente de informação. Não quero dizer que a Saúde Coletiva é mais importante que o atendimento individualizado dentro da clínica: ambos são importantes, mas se dão em contextos diferentes. 
Desde janeiro de 1999 ocupo a coordenação da 16a Coordenadoria Regional de Saúde (16a CRS), que é a representação da Secretaria de Estado da Saúde, do RS, no Vale do Taquari, e respondo por um total de 41 municípios. É uma experiência diferente daquela no município, pois a nossa ação é com as equipes de saúde dos municípios, e não prestamos serviços diretos ao usuário. O trabalho diz respeito a formação dos recursos humanos que trabalham na "ponta", fazem a atenção na rede básica e hospitais da região. Além disso, nos cabe organizar a rede de saúde, a atenção básica, a média e alta complexidade, a implantação do SUS, garantindo acesso, vínculo, humanização no atendimento. Isto tudo é muito complexo, se considerar-se que destes 41 municípios quase a metade são pequenas cidades, com menos de 3 mil habitantes e, na verdade, somente 10 cidades tem mais de 10 mil habitantes, e isto significa falta de estrutura, especialmente deficiência nos recursos humanos, para atender a população da região. 
Na 16a CRS temos equipe de 50 profissionais, onde contamos com 5 médicos, 3 enfermeiras, 1 odontólogo, 3 administradores de empresas, 1 nutricionista, 2 assistentes sociais, 4 psicólogas, 2 farmacêuticos, 2 veterinários, entre outros de nível médio. Não há outro fisioterapeuta no quadro efetivo estável, em que pese eu ocupar cargo em comissão (CC).Vejam que listei vários profissionais da saúde e a Fisioterapia não tem estado presente no setor público, nem no estado, nem no município. Por que? Qual o motivo? Tenho dito, em alguns fóruns, que para o fisioterapeuta ter o seu espaço nesta equipe multi-profissional ele precisa conquistar este posto, precisa convencer o gestor público de que ele é necessário. Para atuar em Saúde Pública, precisa transpirar saúde pública, estar participando dos Conselhos de Saúde, interagindo com os serviços, com usuários e estar se apropriando da linguagem do SUS. Aliás, de nada adianta ignorar e boicotar o SUS, pois é o sistema vigente e que está se fortalecendo rapidamente. Se remunera mal, o que é verdade, é importante que tenhamos uma ação firme que indique o valor justo a ser pago e que reconheça o nosso trabalho. 
Com efeito, a Fisioterapia tem uma trajetória extraordinária e um futuro promissor, desde que tenhamos a clareza de que precisamos conquistar espaços na sociedade moderna, tão desigual e excludente. Na Saúde Pública o fisioterapeuta tem espaço. Podemos e devemos fortalecer esta inserção. Aliás, mais do que qualquer coisa, nosso grande dever é lutarmos arduamente pela nossa profissão, qualificando a atenção à população, em defesa da vida! 

Boletim diário EcoDebate 28/ maio/ 2010


Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 28/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

A redução da mortalidade materna e neonatal, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Gestão de resíduos sólidos industriais, artigo de Roberto Naime

Um caso (hipotético) de reestruturação familiar, artigo de Américo Canhoto

Indígenas isolados ameaçados pelas hidrelétricas na Amazônia: Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, artigo de Telma Monteiro

Amazônia, Pará e o mundo das águas do Baixo Tocantins, artigo de Rogério Almeida

Ficha limpa em arquivo sujo, artigo de Pe. Alfredo J. Gonçalves

II Assembleia Popular Nacional: Na construção do Brasil que queremos

Sudoeste da Bahia: Polícia Federal despeja quilombolas de terras que tradicionalmente ocupam

Terceirização no setor elétrico precariza mão-de-obra e mata um a cada 14 dias

Movimentos sociais protestam contra trabalho escravo pregando cruzes na Esplanada dos Ministérios

Abertas as inscrições para a 1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente, Porto Alegre, RS, de 7 a 11/6

Simpósio Matriz Energética do Brasil e o Desenvolvimento Sustentável no século XXI, São Luis, MA

Gravidez na adolescência pode aumentar chances de morte da criança durante o parto

Estudo realizado na Ensp/Fiocruz aponta fatores associados ao excesso de peso em crianças

Degradação ambiental na sociedade do risco. Até onde podemos ir? Entrevista especial com Carlos Machado

Análise de conjuntura: O Brasil e a crise da zona do Euro

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Boletim diário EcoDebate 27/ maio/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 27/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Edição n° 26 da revista Cidadania & Meio Ambiente está disponível para acesso e/ou download

Pula Totó!! artigo de Américo Canhoto

Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica revela desmate de ao menos 20.867 hectares nos últimos dois anos

Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: MG, PR e SC lideram desmatamento

Especialista defende engajamento de empresas e consumidores na luta contra o trabalho escravo

Presidente da Câmara recebe abaixo assinado pedindo agilidade na votação da PEC do Trabalho Escravo

Temer se compromete a discutir com líderes votação da PEC do Trabalho Escravo

MG: Justiça condena empregador por trabalho infantil em lavoura de café

Tese analisa legislação de potabilidade de água e agrotóxicos

Reunião debate subsistência de comunidade quilombola em área de preservação no Jalapão

Livro analisa as transformações sociais e trabalhistas ocorridas no Brasil nos últimos sete anos

Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos, por Eleonora Trajano

A querela das terras de quilombos, artigo de Manuela Carneiro da Cunha

Pesticidas: um mal necessário? artigo de Jean Remy Davée Guimarães

Fitorremediação: Plantas podem ajudar no combate à contaminação da água por metais pesados

Técnica de fabricação de borracha criada na UnB beneficia famílias de seringueiros no Norte

Seca na Austrália ameaça costumes aborígenes

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate

quarta-feira, 26 de maio de 2010

{Boletim diário EcoDebate} 26/ maio/ 2010


Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 26/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

População e desenvolvimento sustentável no Consenso do Cairo, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Tratamento de efluentes, artigo de Roberto Naime

Enquanto isto, a divisão do Pará, artigo de Bruno Peron

Pesca predatória e sobrepesca: A fonte ameaça secar, artigo de Marcelo Szpilman

Proteção das Terras Guarani garante a preservação da Mata Atlântica

Denúncia: Comunidade Kaingang será removida a força do Morro Santana, Porto Alegre, nos próximos dias

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lança livretos sobre trabalho análogo ao de escravo

Relatório da Comissão Especial do Código Florestal não exigirá reserva legal de pequena propriedade

Licitação da floresta do Amana só com autorização do Iphan, diz MPF/PA

Estudo de pesquisadores da Unicamp e da Embrapa projeta impactos de mudanças climáticas na produção agrícola

Congresso em Campinas (SP) discute uso e efeitos dos agrotóxicos

Geralda Magela da Fonseca, a irmã Geraldinha: Marcada para morrer, por Por Lúcia Rodrigues

Crise ecológica, capitalismo, altermundialismo: um ponto de vista ecossocialista, artigo de Michael Löwy

'A liberalização está entrincheirada. Ela não morreu e, como Fênix, ela ressurge das cinzas'. Entrevista com Reinaldo Gonçalves

Economia em crise foi responsável por 44% de queda brusca do desmatamento na Amazônia

Agência do governo dos EUA estima que emissões globais de CO2 vão subir 43% até 2035

Sob pressão e acuada, BP ameaça desistir de nova tentativa para conter óleo

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate



segunda-feira, 24 de maio de 2010

CREFITO5/RS participa de debate sobre atenção básica na saúde em Caxias do Sul

Na tarde desta sexta-feira, 21, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu um seminário sobre a Atenção Básica na Saúde. Convidado a promover o evento em parceria com a Câmara, o CREFITO5/RS abriu as falas da tarde.

Presidida pelo vereador Renato Oliveira, a Comissão de Saúde promoveu o seminário com o objetivo de levar à sociedade a importância das Equipes de Saúde da Família e do atendimento multiprofissional, além de valorizar ainda mais a equidade e os demais princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do seminário, a presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, agradeceu a iniciativa da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. "A promoção de eventos como este é de fundamental importância para debatermos a saúde dos cidadãos", disse.
O Dr. Glademir Schwingel, presidente da Comissão de Inserções em Políticas de Saúde do CREFITO5/RS (CIPS) abriu a rodada de palestras falando sobre a importância da atuação dos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas Equipes de Saúde da Família. Dr. Glademir, que coordenou os trabalhos da mesa, apresentou dados e estatísticas que comprovam que a atuação destes profissionais é decisiva para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Logo em seguida falou a deputada estadual Maria Formolo. Ela lembrou que, no Rio Grande do Sul, o governo do Estado é o que menos aplica em saúde no país. "Só no ano passado, foram R$ 930 milhões a menos do que a Constituição Estadual exige para a saúde. Este ano, são R$ 918 milhões a menos". A deputada valorizou a realização do encontro que busca a inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos programas de saúde dos municípios. "É necessário que a população tenha a condição da atenção básica efetiva, universal, integral e justa."
A seguir, foi a vez do deputado federal Pepe Vargas. O parlamentar, que também é médico, apresentou um histórico do SUS e afirmou que este é o maior sistema de saúde pública do mundo. "Não tenho dúvidas disso. Porém, não tenho dúvidas de que ainda é preciso fazer muito", afirmou. Segundo Pepe, as equipes multiprofissionais são fundamentais para a promoção da qualidade de vida das pessoas e para a saúde dos cidadãos.
Para fechar o ciclo de palestras, o advogado e técnico jurídico do PROCON de Caxias do Sul, Dr. Luis Fernando Del Rio Horn apresentou aos presentes quais os seus direitos com relação ao SUS, o que podem cobrar, a quem recorrer, entre outros. Dr. Fernando, fez ainda, um pequeno paralelo sobre os diretos dos cidadãos assistidos pelos planos de saúde privada e assistidos pelo SUS.
Participariam do evento representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (os dois últimos de Caxias do Sul). Todos haviam confirmado suas participações, mas não compareceram. O representante do Ministério Público que participaria, enviou e-mail agradecendo o convite mas, em função de agenda, não pôde comparecer.
Apesar das ausências, o debate foi rico. O deputado Pepe Vargas esclareceu dúvidas quanto à tramitação de projetos de lei apresentados e propostos na Câmara dos Deputados, especialmente os que visam ao estabelecimento de pisos nacionais de salários.
Estiveram presentes ao seminário os integrantes da Diretoria do CREFITO5/RS Dr. Jadir Camargo Lemos, vice-presidente, Dra. Vera Maciel, diretora-secretária, e Dr. Gérson Chequi, tesoureiro.
O público que compareceu pôde tirar suas dúvidas ao final do evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Publicado em: 24/05/2010 às 08:29


Boletim diário EcoDebate - 24/ maio/ 2010


Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 24/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Reciclar o entulho da construção civil, artigo de Roberto Naime

Bullying, 'afinal eu estou pagando'… artigo de Américo Canhoto

África do Sul, Copa e Meio Ambiente, artigo de Aroldo Cangussu

Afinidades de Brasil e Caribe, Bruno Peron

Carta Final do III Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra-CPT

Jornada de Agroecologia: Agricultura familiar defende políticas mais agressivas para o setor

Jornada de Agroecologia: Agricultores familiares reafirmam compromisso com produção livre de transgênicos

Escola Latino Americana de Agroecologia leva novas técnicas a pequenos produtores e incentiva intercâmbio cultural

Organizações sociais e pastorais discutem rumos do país na II Assembléia Popular Nacional

Manifestação em São Paulo critica mudanças na legislação ambiental

PF prende 70 pessoas por fraudes em autorização para desmatamento e retirada ilegal de madeira

Mais de 50% dos adolescentes infratores cumprindo medida de internação não deveriam estar presos

Peru: Empresas petrolíferas banidas de reserva de índios isolados

Agrotóxico é problema de saúde pública. Entrevista com Wanderlei Antonio Pignati

As usinas do Rio Tapajós em debate na Cartilha. Entrevista especial com Edilberto Sena

Economia bandida: Todos compramos de bandidos. Entrevista com Loretta Napoleoni

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Audiência Pública encaminha solução para cirurgias eletivas

Lajeado – A Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira, por convocação do vereador Sérgio Kniphoff, da Comissão de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Ação Social da Câmara de Vereadores de Lajeado, teve resultados muito positivos no encaminhamento de solução para a delicada questão das cirurgias eletivas em nosso município. Compareceram partes diretamente envolvidas, que apresentaram seus pontos de vista mesmo divergentes e trabalharam com sincera intenção de chegar a um resultado final que deixe de penalizar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). 

"Este encontro já é um divisor de águas, com a substituição das queixas e acusações anteriores por um olhar lançado ao futuro", comemora Kniphoff. Entre os vários encaminhamentos do final da audiência ficou estabelecido que o Hospital Bruno Born de imediato passará a oferecer mais 15 cirurgias/mês para os usuários de Lajeado, que serão somadas às 22 hoje realizadas, representando um acréscimo de 68%. Também foi assumido pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde o compromisso de gestionar junto ao Governo do Estado, conjuntamente com comissão formada durante a audiência, um aumento no teto financeiro destinado para Lajeado. 

A referida comissão foi constituída por representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores, da 16ª CRS, do HBB e dos usuários do SUS. Estes mesmos cinco grupos manifestaram sua total inconformidade pelo não comparecimento à audiência, apesar dos convites especialmente formulados, do secretário municipal da Saúde e de representante do Ministério Público. Mas estavam no plenário nada menos do que 68 lideranças comunitárias, que legitimaram o encontro como o mais produtivo já acontecido para tratar deste assunto.  

"Não estará agora tudo solucionado, como num passe de mágica. Mas fica comprovado que temos como enfrentar nossas dificuldades e alcançar soluções com maturidade. As cirurgias eletivas seguem represadas e temos vários outros problemas na área da saúde, mas manteremos a atitude propositiva, pois entendemos que não há outra saída fora do diálogo e do trabalho", concluiu Kniphoff. 


terça-feira, 18 de maio de 2010

Fwd: Informativo Semanal do CREFITO5/RS

Informativo Semanal do CREFITO5/RS | Porto Alegre, 17 de abril de 2010 | Número 38

Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região. Confira abaixo as principais notícias desta semana:

Ex-presidentes do CREFITO5/RS recebem homenagem

Durante o IV Fórum de Políticas Profissionais  da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, ocorrido no último sábado, 15 de maio, os ex-presidentes do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 5º região foram homenageados. A ação faz parte das comemorações aos 25 anos do CREFITO5/RS, que são comemorados no dia 16 de maio de 2010.

"Ao fazermos esta homenagem,  estendemos também o nosso agradecimento a cada Conselheiro que passou pelo CREFITO5/RS, os Delegados e também aos profissionais, porque um Conselho só é forte com a participação de todos", disse a Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, atual Presidente do Conselho.

Leia na íntegra e veja as fotos aqui.

IV Fórum Gaúcho de Políticas Profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

No último sábado, dia 15 de maio, estiveram reunidos estudantes de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e profissionais destas áreas no IV Fórum Gaúcho de Políticas Profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  O evento aconteceu  no Coral Tower Hotel, em Porto Alegre, das 9h às 17h.

Este evento anual tem como objetivo discutir junto aos profissionais a situação do mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Sul, e as possíveis ações das entidades representativas da categoria. Entre os temas debatidos nesta edição do evento, podemos citar: a atuação profissional nas APAEs, o reflexo da formação no mercado de trabalho e também a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (mais conhecida pela sigla CIF).

Leia na íntegra e veja as fotos aqui.

Sorteio define mesários que atuarão nas eleições 2010 do CREFITO5/RS
A Comissão Eleitoral realizou na na última sexta-feira, 14/05/2010, na sede do CREFITO5/RS em Porto Alegre o sorteio que definiu quais os profissionais que formarão as mesas eleitorais no próximo dia 29/05/2010.

Confira aqui a nominata dos profissionais que deverão atuar nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

CREFITO5/RS reúne-se com Ministério Público Estadual em Pelotas

No dia 11 de maio, a presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, esteve em Pelotas para uma reunião com o Ministério Público Estadual. O encontro aconteceu na 1ª Promotoria de Justiça Especializada da cidade e contou com a presença do promotor de justiça, Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, da fisioterapeuta Dra. Aline da Silveira Leite, da representante da associação dos hemofílicos, Jandira Teixeira Melo e da coordenadora do departamento de fiscalização do CREFITO5/RS.

Na reunião, foi informado ao promotor que, desde fevereiro de 2010, pacientes hemofílicos do hemocentro não estão recebendo assistência de fisioterapeutas. A interrupção na prestação do serviço é devido ao rompimento do convênio mantido com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Os motivos do rompimento são desconhecidos. Segundo Jandira, a mesma situação já ocorreu em 2007 e "a interrupção do tratamento praticado pelos fisioterapeutas faz com que os pacientes tenham suas dores aumentadas".

Sem o tratamento adequado, é preciso aumentar a quantidade de medicação usada. Enquanto que, se for mantida a atuação dos fisioterapeutas isso não é necessário, pois este profissional consegue, através de técnicas específicas, evitar a dor e diminuir o desconforto dos pacientes.

Leia na íntegra aqui.

Saúde da Mulher reúne mais de 300 pessoas em Boqueirão do Leão

No dia 7 de maio, o CREFITO5/RS esteve em Boqueirão do Leão (cidade que fica a 187 km de Porto Alegre) a convite da fisioterapeuta Dra. Alexandra Gazolla para fazer uma palestra sobre saúde da mulher e saúde do homem. A palestra faz parte do projeto Debates CREFITO5/RS: Vida e Saúde com Qualidade. Mulheres e homens de todas as idades puderam conhecer um pouco mais sobre dois importantes assuntos: o câncer de colo do útero e o câncer de próstata. O ginásio da Escola Estadual Eugênio Franciosi estava lotado: mais de 300 pessoas ouviram atentamente a palestra da fisioterapeuta Dra. Nair Paim.

Iniciativa – A fisioterapeuta Alexandra desenvolve um importante trabalho voltado à saúde da mulher e a importância da prevenção na manutenção da saúde de todos. O trabalho vem sendo desenvolvido nos municípios de Boqueirão do Leão e Gramado Xavier. Apaixonada pelo que faz, Dra. Alexandra resolveu buscar junto ao CREFITO5/RS uma nova forma de divulgar informações importantes para a sociedade. "Esse projeto do Conselho é ideal porque adaptamos as necessidades locais à informação de qualidade. Poder falar de prevenção para um público de todas as idades é sensacional", afirma ela.

Leia na íntegra aqui.

Saúde Escolar: uma ação do presente, com olhar para o futuro

Há alguns anos vem-se falando que saúde é sinônimo de prevenção. Os exemplos e os resultados de ações alicerçadas nesses princípios são comprovados e norteiam diversas atividades e projetos de governos e instituições, sejam elas públicas ou privadas. O CREFITO5/RS, que defende a inserção de seus profissionais na atenção básica à saúde concorda com essa política, mas foi além. Ao implantar o projeto Saúde Escolar, o Conselho não apenas trata e valoriza a prevenção, como trabalha com a conscientização de crianças e adolescentes, visando o futuro de cada um deles.

O projeto, iniciado em 2006, teve novas ações no mês de maio de 2010, na cidade de Boqueirão do Leão. Município pequeno, distante quase 200 quilômetros da capital gaúcha, a cidade tornou-se modelo na região por implantar o projeto. O Saúde Escolar foi levado à Escola Estadual Eugênio Franciosi em 2009, através da fisioterapeuta Dra. Alexandra Gazolla. Inserida na comunidade como referência, a profissional solicitou ao CREFITO5/RS que implantasse o projeto em sua cidade natal. "Trazer essas ideias e projetos para minha cidade, é valorizar minhas raízes. Me formei e voltei para Boqueirão com o objetivo de ajudar a mudar a nossa realidade e isso está acontecendo aos poucos", conta Alexandra.

Leia na íntegra aqui.

PL que disciplina o exercício profissional de Acupuntura é aprovado em Comissão da Câmara

Na quarta-feira, dia 12 de maio, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de acupunturista, o PL nº 1.549, de 2003. Segundo o Projeto de Lei, qualquer profissional de nível superior da área da saúde poderá exercer a atividade, desde que tenha especialização em acupuntura reconhecida por conselhos federais – como é o caso dos fisioterapeutas. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser apreciado por duas comissões da Câmara. O projeto já foi encaminhado à Comissão de Trabalho – CTASP, onde tramitará agora.

A Comissão de Assuntos Parlamentares do COFFITO (CAP) continuará acompanhando a tramitação deste Projeto de Lei nas duas Comissões restantes. "A Comissão de Assuntos Parlamentares teve uma forte atuação neste PL aprovado nessa comissão, e seguirá acompanhando cuidadosamente a tramitação deste importante Projeto, que ainda será submetido à mais apreciações na Câmara", disse a Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, membro da CAP.

Passeata contra o Ato Médico

No dia 22 de maio de 2010 (sábado), a partir das 14h30min, está sendo promovida uma passeata contra o Projeto de Lei do Ato Médico. A passeata sairá da Praça Dom Feliciano (Centro), em frente à Santa Casa, e seguirá até a Praça da Matriz.

Para maiores informações, acesse a comunidade POA Contra o Ato Médico.

Cidades Fiscalizadas na semana de 3 a 14 de maio: Alvorada, Ametista do Sul, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Dois Lajeados, Frederico Westfalen, Garibaldi, Guaporé, Pejuçara, Porto Alegre, Santa Tereza, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Veranópolis.

Acompanhe aqui os projetos de Lei em tramitação:

http://www.crefito5.com.br/conteudofixo2.php?id=66

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:
http://www.crefito5.org.br/defis-denuncie.php

Siga o CREFITO5/RS no Twitter: http://twitter.com/crefito5rs

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fale conosco através do email jornalista@crefito5.org.br

Não deseja mais receber estes emails? Responda este email com o assunto "REMOVER". 



Audiência Pública da terça-feira é oportunidade para entendimento

Lajeado – É bastante positiva a repercussão da convocação feita pelo vereador Sérgio Kniphoff para a realização de uma Audiência Pública que ocorre na noite desta terça-feira, dia 18 de maio. Preocupado com o impasse surgido em relação às cirurgias eletivas que estão deixando de ser feitas no Hospital Bruno Born, ele chamou todas as partes envolvidas para o estabelecimento de um diálogo que permita encontrar solução para o problema. "Todos têm suas razões e está na hora de se debater a questão com a maturidade necessária", afirma o vereador. 

A realidade é que o número de cirurgias que hoje são feitas é insuficiente para atender a demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E as alegações para o não atendimento são as mais variadas e contraditórias, quando são ouvidos separadamente o hospital, as instâncias de governo que financiam o sistema e os profissionais da saúde. "Estamos tendo o cuidado de convidar a todos. E as confirmações de presença são unânimes, o que demonstra uma extrema boa vontade para que se alcance um resultado positivo nesta audiência", revela Kniphoff. 

A expectativa é que depois do evento de terça-feira haja o encaminhamento de uma solução conciliadora. O que pode fazer com que a histórica fila de espera pelas cirurgias de chamada "média complexidade" venha a terminar. "Não se pode mais permitir que o usuário deixe de ser atendido com a rapidez que precisa e com a qualidade de atendimento que merece. A população não pode continuar sendo punida por este impasse", reafirma o vereador, repetindo sua postura propositiva e aberta ao diálogo. 

O público pode comparecer e participar, bastando estar presente na hora dos trabalhos, que se iniciam às 19h30min. "Quanto mais pessoas presentes, mais representativo será o resultado alcançado. E talvez possamos, a partir deste encontro, inaugurar uma nova fase nos relacionamentos na área da saúde pública em Lajeado. Isso não é uma utopia, visto que se trata de um sonho possível de realizarmos juntos", conclui Kniphoff. 
 

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Boletim diário EcoDebate 17/ maio/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 17/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Aviso: Informamos aos(às) nossos(as) leitores(as) que estamos, temporariamente, com problemas técnicos em nosso servidor de email. Desde 14/05 estamos impossibilitados de receber mensagens, embora ainda seja possível enviá-las. Tão logo o serviço seja normalizado, poderemos receber e responder às mensagens recebidas. Agradecemos a compreensão.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

A questão do esgoto, artigo de Roberto Naime

Dos 'puros' aos 'zombeteiros', artigo de Montserrat Martins

A sabedoria do 'Seu João', artigo de Américo Canhoto

Por uma democracia social com partidos políticos de outro tipo(2), artigo de Bruno Lima Rocha

Código Florestal é uma legislação inovadora e deve ser preservado. Entrevista com Igor Felippe Santos

Programa de despoluição da Baía de Guanabara completa 16 anos com poucos avanços

Poluição é o principal fator de empobrecimento dos pescadores da Baía de Guanabara. Dragagem do Canal do Fundão ameniza poluição

Posicionamento Público contra o PL 6755/2010: 'O direito à educação das crianças é o seu direito à infância'

Comunidades afetadas por Belo Monte cobram plano de assentamento

SP: Áreas de risco na Serra do Mar ainda têm 4,5 mil famílias

Rio lança Selo Verde para reduzir emissão de gases dos caminhões

Feagri/Unicamp repassa para Moçambique tecnologias que utilizam bambu como matéria-prima da construção ao carvão vegetal

'O capitalismo de desastre é uma resposta à crise'. Entrevista especial com Vânia Cury

Algodão transgênico provoca uma infestação inesperada de percevejos na China

Manufaturados digitais: o regime iliberal da escassez

Cadastro de doadores de medula óssea cresce, mas ainda precisa ser muito maior

Camada de ozônio na Antártica se recuperará até 2080

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate



quinta-feira, 13 de maio de 2010

Boletim diário EcoDebate 13/ maio/ 2010

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 13/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Educação Alimentar: Somos o que comemos… artigo de Américo Canhoto

'Sem educação não há futuro', artigo de Benedicto Ismael C.Dutra

Relatório do CDDPH registra situação degradante de índios sem terra em Mato Grosso do Sul

Denúncia do Movimento Xingu Vivo para Sempre: Senadores 'Fichas Sujas' assumem comissão que 'fiscalizará' obra de Belo Monte

Lula envia ao Congresso projeto de lei que cria Comissão da Verdade

Conatrae vai entregar abaixo-assinado a Temer em defesa da PEC do Trabalho Escravo

ICMBio tem dois anos para desenvolver plano de manejo da APA da Serra da Mantiqueira (SP)

Mais de 2/3 das mortes de crianças com menos de cinco anos são causadas por doenças infecciosas

Projeto Ficha Limpa poderá tramitar com urgência no Senado

MPF/MA propõe ação civil pública contra o estado e a empresa Suzano Papel e Celulose

MT: TAC da pecuária sustentável: reunião termina com consenso entre MPF e frigoríficos

Aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos

Pesquisa da Unicamp associa polpa do açaí à transmissão da doença de Chagas

O glifosato e a criação de superervas daninhas. Entrevista especial com Dionízio Grazziero

13 de maio: abolição inacabada, artigo de Willian Luiz da Conceição

Chapada do Apodi, CE: Pesquisa relaciona casos de câncer com agrotóxicos

Limoeiro do Norte, CE: Audiência debate agrotóxico e Caderno Conflitos no Campo 2009

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate


terça-feira, 11 de maio de 2010

Boletim diário EcoDebate 11/ maio/ 2010



Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 11/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Invasão de terras indígenas: O que é mesmo 'Estado de Direito'? artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Santa Quitéria, Baixo Parnaíba Maranhense e as reservas ilegais da Suzano Papel e Celulose, artigo de Mayron Régis

'Quero ser grande', artigo de Montserrat Martins

Síndrome do Patinho Feio, artigo de Américo Canhoto

Crise da Grécia: O Diabo Veste Prada III, a Vida Imita a Arte, artigo de Jorge Barros

O Brasil/Nordeste NÃO precisa da eletricidade nuclear, por Heitor Scalambrini Costa

A era dos massacres étnicos

Entrevista com Dom Cappio: 'O objetivo da transposição já foi alcançado' (texto e áudio)

Trabalhadores rurais atingidos pela transposição do rio São Francico protestam contra as obras

Mineradora Kinross Gold Corporation é impedida de construir estrada em terras de comunidade quilombola em MG

Programa Mundial de Alimentação da Organização das ONU: Metade da população mundial que passa fome é de pequenos agricultores

Países terão que acertar novo plano para conservação da biodiversidade

Sociedade do risco. Entrevista especial com Ana Clara Torres Ribeiro

Desastre ambiental no Golfo do México: BP admite que vazamento de petróleo poderá ser maior do que o esperado

Desastre ambiental no Golfo do México: Especialista recomenda abate dos pássaros cobertos de petróleo

Global Biodiversity Outlook, ONU: Perda de biodiversidade já ameaça economia

Grito da Terra, clamor dos povos, artigo de Frei Betto

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate


terça-feira, 4 de maio de 2010

O SUS do RS tem 51,8% mais fisioterapeutas atuantes nos últimos 2 anos e meio


O SUS do RS tem 51,8% mais fisioterapeutas

 atuantes nos últimos 2 anos e meio

Nossos oponentes dizem que a atual gestão do CREFITO-5 não criou novas vagas de emprego nas Políticas Públicas de Saúde do Rio Grande do Sul. Inicialmente é importante esclarecer que o CREFITO-5 não tem este poder. Cabe  às Secretarias Municipais de Saúde criarem cargos públicos de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional, em lei municipal e, a partir daí, o município pode realizar concursos públicos. Ou, alternativamente, cabe exclusivamente à gestão estadual ou municipal contratar clínicas ou profissionais para atender aos usuários do SUS.

Nos últimos cinco anos o CREFITO-5 compôs a Comissão de Inserção nas Políticas Públicas de Saúde (CIPPS), a qual desenvolveu uma série de ações dirigidas à divulgação das profissões no SUS e a defesa do concurso público e do chamamento público. A própria Secretaria Estadual de Saúde, no início de 2009, realizou vários chamamentos públicos nas coordenadorias regionais de saúde.

Uma forma confiável de verificar a evolução da inserção dos Fisioterapeutas no SUS é a consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de preenchimento obrigatório. Pois bem, em análise dos dados, verifica-se que em agosto de 2007 estavam cadastrados 1.163 profissionais atendendo ao SUS no RS. Em março de 2008 eram 1.254, um ano depois (2009) eram 1.557 e em março de 2010 o total de profissionais no CNES eram 1.766.

Em outras palavras, num período de apenas 2 anos e meio o número de profissionais inseridos no SUS do RS aumentou nada menos do que 51,8%. Obviamente que isto não é mérito isolado do CREFITO-5. Mas temos plena certeza de que a atuação da atual gestão contribuiu nesta evolução.

Por tudo isso, a ampliação do MERCADO DE TRABALHO para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais não passa pelo discurso, mas pela AÇÃO CONCRETA, que é o que a atual gestão está fazendo e é a PROPOSTA DE TRABALHO DA CHAPA 1 – CONSTRUÇÃO COLETIVA.

VOTE CHAPA 1 . Essa luta também é tua.

 


Chapa 1 - Construção Coletiva

Colegas Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
 
Estamos entrando na reta final do processo eleitoral para a gestão 2010-2014 do CREFITO-5/RS. Durante o mês de maio todos terão oportunidade de votar, ou por correspondência (profissionais do interior do Estado) ou votando no dia 29/05 (profissionais de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria).
 
A Chapa 1 – Construção Coletiva representa o aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. Na atual gestão uma série de projetos foi iniciada e vimos conquistando espaços importantes em vários fóruns de representação da área da saúde. O reconhecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, sem dúvidas, aumentou muito em nosso estado.
 
Abaixo enviamos a lista dos componentes de nossa chapa. Trata-se de um grupo maduro, que amealhou experiências na sua trajetória profissional e pessoal e que pode seguir esse trabalho. Também enviamos cópia de nosso folder, que elenca as propostas de nosso grupo, construídas coletivamente. Sugerimos a leitura atenta de nosso material e assumimos o compromisso de lutar arduamente pela execução deste conjunto de propostas, nos próximos quatro anos.
 
Por fim, fica o convite para acompanharem nossa caminhada visitando nosso blog: http://www.chapa1construcaocoletiva.blogspot.com. Este espaço se constitui num instrumento de comunicação e interatividade. Participa com a gente!
 
Teu apoio, colega, às causas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional é fundamental para o desenvolvimento técnico-científico e político das profissões. E, neste sentido, o teu voto tem a força de viabilizar nossas lutas e conquistas.
 
Chapa 1 – Construção Coletiva.
 
 



Boletim diário EcoDebate 04/ maio/ 2010




Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição de 04/ maio/ 2010

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Crescimento populacional e pegada ecológica na África, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Os nossos ídolos,artigo de Montserrat Martins

Sustentabilidade: Medidas simples e práticas para com a água, artigo de Roberto Naime

'Dona' Candida Albicans, esse fungo pode te derrubar, artigo de Américo Canhoto

Anvisa autua Monsanto por omissão de informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato

Deliberada criação de comissão estadual de combate ao trabalho escravo no Rio de Janeiro

Dourados, MS: Usina firma acordo de responsabilidade ambiental, indígena e trabalhista

Comissão da ALMG recebe sugestões para projeto sobre tecnologia social

Estudo da USP demonstra que nível do mar na costa brasileira sobe 4 milímetros por ano

Bioeconomia. Paradigma da economia contemporânea. Entrevista especial com Federico Chicchi

'Parte da memória dos países latino-americanos foi relegada a pé de página'. Entrevista com Reinaldo Martiniano Marques

Leilão de Belo Monte: escândalo anunciado, artigo de Lúcio Flávio Pinto

New Scientist: Mundo falhou em frear extinções, diz análise

Fraude de bilhões de euros com créditos de carbono é descoberta na Alemanha

Desastre ambiental: Parte solúvel do petróleo é cancerígena e prejudica a reprodução de animais marinhos

Petróleo: Especialista alemão diz que prospecções muito profundas ameaçam meio ambiente

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso um leitor tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e queira ser incluído na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusão da lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do EcoDebate

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho ; mensagem do CREFITO-5

Viver a vida com fisioterapia

Por Rafael da Fonseca (Fisioterapeuta), publicado na Zero Hora (RS) em 1º de maio de 2010.
“Tantos de nossos sonhos a princípio parecem impossíveis, depois improváveis e, então, quando invocamos nossa vontade, tornam-se logo inevitáveis. Se podemos conquistar o espaço exterior, podemos conquistar também o interior – a fronteira do cérebro, do sistema nervoso central e de todas as doenças do corpo que destroem tantas vidas e roubam de nosso país tanto potencial.”

Christopher Reeve (Superman)

Da tragédia comovente do Rio de Janeiro, da erupção do vulcão islandês ao descompasso do clima no nosso planeta, nunca se falou tanto de um assunto que não da fisioterapia. Uma profissão que está há 40 anos no Brasil para trazer esperança a muitos que tiveram suas vidas limitadas por doenças em que há necessidade da intervenção fisioterapêutica que promova a qualidade de vida, reintegre socialmente o indivíduo e restaure a integridade do corpo frente a uma injúria, como o traumatismo raquimedular apresentado na novela das “oito” da Rede Globo.

Não queremos discutir nem revisar as técnicas da atriz-fisioterapeuta ao “tratar” uma das personagens da novela, Luciana, que sofreu um desastre de automóvel e esteve internada devido a lesão medular, ocasionando um quadro de tetraplegia. Numa das cenas, ela estava conseguindo mover apenas a cabeça. Com muito esforço e muitos exercícios direcionados para o seu problema, a “paciente” voltou a esboçar alguns gestos corporais que foram interrompidos pelo acidente.

Para quem estava assistindo a esse episódio e já testemunhou ou já experimentou esse tipo de sensação, foi emocionante. Impossível não lembrar de cada pessoa que consegue depois de algum tempo voltar a ficar em pé, movimentar uma das mãos, sentar-se..., fazer um movimento voluntário e intencional quando solicitada. São momentos que, para as outras pessoas, poderiam não ter nada de especial. No entanto, para os fisioterapeutas e seus pacientes, este é o resultado de muito esforço, vontade, perseverança, paciência e trabalho em conjunto com outros profissionais e familiares.

Na vida real ou na ficção, devemos ressaltar o papel decisório da reabilitação em todas as etapas de uma doença e parabenizar os fisioterapeutas, que estão muito bem retratados na rotina de um doente e de todos aqueles que foram melhorados através dessa nobre tarefa de cuidar de vidas. Felizmente, a evolução científica tem trazido enormes progressos na cura de doenças, a mais recente é a utilização de células-tronco, que no Brasil, de forma inteligente, tiveram liberado seu uso para pesquisas, entre elas nas doenças neurológicas que atingem milhões de brasileiros. A edição de outubro de 1998 da Brainwork, importante publicação da área de neurociência, já previa que poderíamos sonhar com um futuro promissor na área da saúde. À época, os pesquisadores afirmaram que, na lesão de medula espinhal, o fatalismo acabou; foi substituído pela certeza de que serão encontradas formas de ajudar as vítimas de lesão medular a se recuperar.

E esperamos que nos últimos capítulos Luciana se recupere para ter de volta sua graciosidade ao mesmo tempo em que a mídia revela como é possível superar um problema para o qual o significado de pequenos gestos é, na verdade, uma grande conquista.