sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A gestão da saúde pública do Vale do Taquari


Qual a atribuição do governo para a sociedade? De que serve uma administração pública, senão para prestar serviços públicos que sejam relevantes? Ou não é verdade que pagamos uma pesada carga de impostos no nosso dia-a-dia, que devem ser revertidos em benefícios, alcançados por políticas públicas efetivas?

Passadas as eleições vimos renovadas as esperanças de que "agora vai", "tudo será melhor", "os problemas serão resolvidos". Adentramos janeiro e as peças vão sendo ajeitadas no tabuleiro político. Novos secretários assumem seus postos e montam as respectivas equipes. É do jogo da política, natural, e o que se espera é que isto ocorra de uma forma tranquila, prevalecendo critérios claros, que possam ser postos à prova da opinião pública.

No caso da saúde pública do Vale do Taquari, a imprensa repercute uma suposta disputa em torno dos cargos disponíveis na 16ª Coordenadoria de Saúde. É natural que num universo que engloba 42 municípios o tema desperte interesse. Afinal, esta repartição tem atribuições de alta responsabilidade, na medida em que deve mediar o interesse de gestores municipais, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários do SUS, isto tudo sabendo-se de antemão que o orçamento é finito e que as necessidades são muitas.

As composições político-partidárias são legítimas, traduzem o necessário diálogo democrático, no qual almejamos todos que o governo seja orientado pelo que a sociedade precisa. Partidos se aproximam, conversam e, assim, é construído o projeto de sociedade segundo os princípios de nossa constituição.

Nossos municípios têm diferenças enormes entre si. São 25 aqueles com menos de 5 mil habitantes. Temos vários municípios com dificuldades em fixar médicos em seu território, o que inviabiliza a Estratégia de Saúde da Família, por exemplo. Temos outras áreas críticas na assistência. Temos um abuso crônico no uso de medicamentos. Temos uma população que envelhece e cada vez mais obesa. Temos um altíssimo índice de sequelas e mortes em nosso trânsito. Temos o poço sem fundo das drogas. Enfim, são inúmeras as questões que estão no horizonte de preocupações de nossa comunidade regional de 364 mil habitantes e que requerem um olhar atento da gestão.

Talvez resida aí o interesse em saber como será a condução regional, visto sua atribuição de articuladora regional. Coordenar esforços, aproximar os diferentes atores sociais e tornar o ambiente político proativo, em torno da saúde. Significa dizer que se trata de um grande desafio, que requer respaldo daqueles envolvidos no tema saúde.


 

 


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Secretário recebe diretores da pasta para reunião geral

O secretário Ciro Simoni esteve reunido durante a manhã e tarde desta quinta-feira (13/01) com os novos diretores dos departamentos da Secretaria da Saúde. Estiveram presentes na reunião: Sami El Jundi (Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais - DCHE), Irene Prazeres (Coordenação de Política de Assistência Farmacêutica - CPAF), Cláudio Roberto da Silva (Departamento Administrativo), José Pinto (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS), Marcos Antônio de Oliveira Lobato (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial - DAHA), Márcio Slaviero (Departamento de Coordenação das Regionais - DCR), Celso dos Anjos (Centro Estaudal de Vigilânica em Saúde - CEVS) e Sandra Fagundes (Departamento de Ações em Saúde - DAS).



Assessoria de Comunicação Social
 
/ SES-RS - Do site da Secretaria Estadual da Saúde/RS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vale do Taquari: uma região ambientalmente saudável?

(texto publicado no Jornal O Informativo do Vale, em 06/01/2011)

Faz anos que o nosso Vale do Taquari canta, em prosa e verso, que aqui temos qualidade de vida; exaltamos nossa natureza, o rio, os morros e seu verde, as paisagens, ar puro, nossa gente. Parto deste ponto tendo em vista reportagem de 05/01 no jornal O Informativo do Vale, a qual fala de Saneamento Básico. A reportagem, muito bem posta, revela que esta é uma área sensível na nossa região: nossa rede de esgoto cloacal é pífia, praticamente inexiste, todo o resíduo se vai chão a dentro, contaminando nossos solos e lençol freático. Qual o preço que pagamos, enquanto sociedade?

Os problemas ambientais que enfrentamos, entre os quais destaco aqui o esgoto, a qualidade da água e o destino do lixo, têm muito a ver com a saúde. Muitas das situações que vão derivar em adoecimento são consequência do ambiente de vida em que estamos. Más condições, por óbvio, são porta aberta para a doença, o que demanda mais serviços de saúde, internações, custo com medicamentos e, na pior das hipóteses, sequelas e mortes. Portanto, trata-se de um tema importante e que deve estar na agenda do poder público.

Nossa cultura quanto aos problemas ambientais é de omissão, ainda. Poucos são os que separam o lixo, por exemplo. Vem de tempos esta postura e, frente à isto, não dá nem para condenar as administrações públicas, pois o comportamento é coletivo, é de todos. Fechamos os olhos, vamos empurrando com a barriga, negligenciamos a educação ambiental.

A questão é que 21 municípios se mexem agora para formular seu Plano de Saneamento Básico. Ótimo, avançamos. Mas ainda falta envolver a sociedade nesta empreitada já que se trata de uma questão de todos, intersetorial. É das grandes cidades, é das pequenas cidades. Construir uma região saudável, em todas as suas dimensões, se impõe enquanto projeto social.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Boletim diário EcoDebate Edição 1.251, de 05/janeiro/ 2011

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição 1.251, de 05/janeiro/ 2011

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

O Processo de Humanização do Sujeito na Perspectiva da Educação Ambiental

Fabricando 'malucos', artigo de Américo Canhoto

Cobrança pela transposição de águas do Rio São Francisco, artigo de Paulo Afonso da Mata Machado

Biotecnologia e desenvolvimento sustentável, artigo de Ana Clara Guerrini Schenberg

BNDES aprova financiamento de R$ 588,9 milhões para construção de nove parques eólicos na Bahia

Método alternativo desenvolvido na Esalq restaura cobertura florestal em áreas degradadas

Procuradoria Geral da República (PGR) questiona Código do Meio Ambiente do Mato Grosso

Retaliação econômica é mais eficiente contra trabalho escravo, diz coordenar da OIT

Estratégia dos cupins para digerir o alimento pode ser imitada para obtenção de biocombustíveis

SID/MinC divulga Planos Setoriais para as culturas populares e indígenas

MPF recomenda que clientes denunciem hospitais que exigem cheque-caução de quem tem plano de saúde

CETESB relata que 156 cidades paulistas 'exportam' lixo para aterros em outros municípios

Ambientalistas e cientistas estão preocupados com queda do interesse público pelas mudanças climáticas

Alemanha: Mais de mil fazendas do país que tinham ovos e carnes com dioxina tiveram de ser fechadas

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

03/01/2011 - Ciro Simoni assume a Secretaria da Saúde


O deputado estadual e ex-prefeito de Osório Ciro Simoni assumiu a pasta da secretaria Estadual da Saúde em cerimônia de transmissão de cargo, realizada às 11 h desta segunda-feira, (3/1),no 4º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Parlamentares, prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes de prestadores de serviços e de entidades de classe, além de servidores do nível central das Coordenadoria Regionais de Saúde lotaram a sala de reuniões reservada para o evento.

Em seu discurso, o novo sercretário saudou os presentes e prestou agradecimentos ao seu partido, o PDT, ao governador Tarso Genro e à ex-secretária Arita Bergmann, que na sua opinião, fez uma transição republicana e abriu o horizonte sobre as questões mais urgentes para serem trabalhadas.

Ciro Simoni disse que deseja trabalhar junto com a comunidade gaúcha, reunindo todos que podem ajudar.
- Ninguém é mágico para fazer de um dia para outro as mudanças, muito já foi realizado, mas ainda temos muito o que fazer, é preciso identifificar as dificuldades e equacionar e planejar soluções.

Ele salientou que pretende avançar mais nas áreas de gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

-Temos a palavra do Governador de recuperar o orçamento e aplicar os 12% da saúde neste mandato.

Também citou a descentralização dos serviços como forma de resolver o problema da ambulancioterapia, a Atenção Básica, via ampliação da Estratégia de Saúde da Família, para que a cobertura alcance patamares ainda maiores no Rio Grande do Sul e se referiu à Humanização do SUS para que a população seja melhor atendida.

Sobre o Quadro de Pessoal, salientou que quer valorizar os servidores, com qualificação profisssional e educação permanente.


Arita Bergmann: "Temos a certeza do dever cumprido"

Em seu pronuncionamento, a ex-secretária Arita Bergmannn anunciou que a estimativa do coeficiente de mortalidade infantil no Rio Grande do Sul em 2010 seja ainda menor que o do ano anterior, e fique entre 10,3 e 10,7.

Ela enfatizou a importância das parceria com os gestores municipais, com os quais, nestes quatro anos, foram implementados programas que ajudaram a melhorar a saúde da população. 

Também reconheceu a contribuição dos prestadores de serviços, informando que o Estado se encontra contratualizado com a maior parte dos hospitais do Rio Grande do Sul.

-Deixamos o legado de um trabalho sério e comprometido, que ficará como marca. Neste governo, a SES avançou muito em Saúde Mental, dotando o Estado com leitos para dependência química, incentivo aos hospitais, o SALVAR/SAMU, além dos incentivos aos municípios.

Arita finalizou afirmando que o novo secretário fará um mandato no qual haverá mudanças, mas que ela tem a convicção de que os bons projetos serão preservados e terão continuidade.


Assessoria de Comunicação Social (SES/RS)


Boletim diário EcoDebate Edição 1.249, de 03/janeiro/ 2011

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição 1.249, de 03/janeiro/ 2011

"Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

Pedimos aos(às) nossos(as) leitores(as) que nos auxiliem na socialização da informação, sugerindo, recomendando ou encaminhando este boletim diário ou recomendando o próprio portal EcoDebate a outras pessoas, potencialmente interessadas nos mesmos temas que debatemos.

Desejamos a todos um bom dia e uma boa leitura

Edição n. 30 da revista Cidadania & Meio Ambiente está disponível para acesso e/ou download

Estatísticas de acesso ao EcoDebate, em dezembro de 2010, com 860.767 acessos ou pageviews

A frase da década, artigo de Montserrat Martins

As promessas nossas de cada dia ou de cada ano, artigo de Lélia Barbosa de Sousa Sá (Lia)

Final de ano, de governo e de década, artigo de Juacy Silva

Terapia gênica: o que é, o que não é e o que será, artigo de Rafael Linden

Interferências ambientais feitas por chacareiros da região causaram desmoronamento na BR-060

Coleção 'História Geral da África', principal obra de referência sobre o tema, ganha edição em Português

'Lista suja' do trabalho escravo inclui 88 novos empregadores; confira nomes

Alemanha introduz gasolina com 10% de etanol já no início de janeiro/2011

Deslocalização agrícola: Agricultores africanos são desalojados de suas terras tradicionais

Bilhões de fragmentos plásticos no Mediterrâneo ameaçam vida marinha

Crise na Irlanda leva donos a abandonarem seus cavalos à morte

[ O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]