sábado, 5 de abril de 2014

Lajeado somos todos nós – uma reflexão quanto ao Dia Mundial da Saúde

Esta semana foi publicada pesquisa que indica Lajeado entre os quatro melhores municípios com até 100 mil habitantes do Estado. Entre os quesitos que são avaliados a SAÚDE é determinante. E, neste sentido, cabe aqui uma reflexão sobre esta pesquisa e sobre a rotina da construção de um sistema de saúde.

 Uma secretaria municipal de Saúde exige trabalho para avançarmos. Temos várias frentes de trabalho. Há o trabalho do dia a dia, o trabalho de ponta, que diz respeito desde as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, a manutenção dos 26 pontos de atendimento ao público, as consultas de enfermagem, de odontologia, de fonoaudiologia, os atendimentos fisioterapêuticos, de psicologia, etc. Temos o trabalho médico, consultas, procedimentos e assim por diante. Temos a distribuição de medicamentos, a realização, agendamento e encaminhamento de procedimentos, exames, cirurgias. A vigilância em saúde, epidemiologia, ambiental, sanitária. A lista é longa e a complexidade é nossa rotina. Neste contexto, 3 mil pessoas são atendidas diretamente na rede de saúde, por semana. Outras duas mil pessoas buscam outros encaminhamentos e serviços diversos. A grande maioria destas pessoas está satisfeita e resolve bem suas demandas. Mas há problemas, claro.

Na SESA trabalhamos sob duas lógicas: melhorar estruturas e melhorar os processos de trabalho. Para ambos os casos, investem-se recursos financeiros. E investem-se esforços, pois mudar é um processo danado e penoso, pois nem todos entendem por que mudar se “sempre foi assim”. Mas persistimos, pois há a convicção de que é preciso mudar, reformar a forma das relações estabelecidas, implementar meios fazer mais e melhor. E, como todo processo de mudança, desacomodar causa deslocamentos e eventuais desconfortos. Natural, esperado.
Quando falamos em estruturas,  falamos das Unidades de Saúde. Pois, neste momento, estamos ampliando a UBS do bairro Conventos, reconstruindo o Centro de Saúde do Centro, já reformamos o Centro de Saúde do São Cristóvão e a UBS do Santo Antônio, ampliamos o Centro de Saúde da Montanha e colocamos a Unidade e Pronto Atendimento (UPA) para funcionar. Além disso, mudamos o endereço, melhorando as condições de trabalho, do Ambulatório Municipal de Tratamento da Dependência Química. Também mudamos o endereço do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em DST/HIV e Hepatites. Estamos encaminhando a mudança de endereço do CAPS Infanto juvenil “Crescer”. Inauguramos a UBS do Conservas e estamos com o projeto pronto para a licitação da duplicação da UBS do Jardim do Cedro e de uma Academia de Saúde do Bairro Olarias. Há outros projetos engatilhados, que dependem de análise do Ministério da Saúde para serem contemplados. Da Secretaria Estadual de Saúde captamos R$ 450 mil no ano de 2013, o que demandou participar de reuniões com o ex-secretário da saúde Ciro Simoni e com a atual secretária de saúde, Sandra Fagundes. Ainda há alguns dias recebemos duas vans, e temos outros investimentos importantes para 2014. Aguardem. Tudo isto não cai do céu... Nós saímos do gabinete e corremos atrás de recursos, nos aproximamos dos pontos de comando, construímos uma rede de contatos potente e que permite prospectar onde estão os recursos e como podemos acessá-los. Leva tempo, dá trabalho, mas também trás resultados.
Quando falamos em melhorar os processos nos referimos a trabalhar a qualidade do trabalho realizado, melhorando fluxos e rotinas e também investimento na qualificação dos profissionais. Ainda em 2013 realizamos curso para todos os Agentes Comunitários de Saúde. Nesta semana começou outro curso, o Caminhos do Cuidado, mais uma vez com este público e com os técnicos de enfermagem. Sistematicamente enfermeiros, médicos, dentistas, têm reuniões de trabalho e de avaliação, no qual impera o espírito democrático da participação. Além disso, mais de uma dúzia de profissionais participa de curso na Univates sobre Metodologias Ativas nos Processos de Mudança, exatamente para proporcionar um trabalho cada vez melhor no dia a dia. Estimulamos a produção, a pesquisa, o acolhimento. Incentivamos os servidores a buscarem mais. É o nosso trabalho na secretaria.

Para dar um exemplo do que é este trabalho, nesta última segunda-feira, após sucessivas reuniões de trabalho, concluímos o projeto de duas equipes de NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O projeto está sob análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e em sendo aprovado ele segue e abrimos a perspectiva de efetivar os núcleos no segundo semestre. Na terça-feira estivemos envolvidos em duas reuniões fundamentais, primeiro com a Comissão Intergestores Regional das regiões 29 e 30 e depois com a Secretária Adjunta da Saúde, Rosângela Dorneles, e a coordenação administrativa e técnica do Hospital Bruno Born, discutindo o papel do mesmo na região do Vale do Taquari e estado. O novo contrato está em construção e é importante que as partes estejam sintonizadas neste propósito. Na quarta-feira a Câmara Técnica UPA-SESA-SAMU-CMS-HBB esteve reunida em análise dos atendimentos de urgência e emergência em Lajeado, avaliando problemas, definindo papeis e soluções. Muito produtiva. Na quita-feira estivemos em reunião no Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), com a participação da secretária estadual de saúde, Sandra Fagundes, na qual está reafirmado o compromisso do estado em investir na saúde de todos os gaúchos, ampliando investimentos na atenção básica e principalmente na média complexidade.  E trouxemos 15 detectores fetais e uma impressora, requeridos junto ao Ministério da Saúde.  

É um trabalho árduo, de articulação contínua, pensando nas pessoas, na gente que cuida de gente, na população, nos processos de trabalho, nas estruturas existentes e na ampliação da rede. Queremos mais; mais médicos, mais medicamentos, mais exames, mais promoção da saúde, mais prevenção. Queremos que as pessoas se importem mais consigo mesmo, que se preocupem com sua saúde, com seu sedentarismo, com seus sofrimentos. Queremos uma SESA ativa e atuante, NA PROMOÇÃO DA VIDA. Este texto tem este objetivo, de redefinir nossos propósitos, de lembrarmos que LAJEADO SOMOS TODOS NÓS, a população, os trabalhadores de saúde, as instituições. Os avanços acontecem na coletividade, respeitando o direito de todos, sem privilégios e preconceitos, com inclusão e respeito, com Humanização no atendimento. Eis a nossa missão, que nos parece importante reafirmar neste período, que marca a lembrança do DIA MUNDIAL DA SAÚDE, em 07 de abril de 2014. Que possamos todos pensar mais no “NÓS”. O individualismo deturpa a ética social, pois é no COLETIVO que se constrói um Sistema Único de Saúde melhor. Lajeado somos todos nós.