segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ser professor atualmente

O texto abaixo recebi de alguém, nesta correntes que campeiam pela internet. Não sei o autor pois quando remetido não estava nomeado. 
Mas o texto faz sentido, em tempos de Dia do Professor (15/10)

 

Nem Cristo aguentaria ser um professor nos dias de hoje..... 

O Sermão da montanha (*versão para educadores*) 

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. 

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. 

Tomando a palavra, disse-lhes: 

- "Em verdade, em verdade vos digo: 

Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. 

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 

Felizes os misericordiosos, porque eles..." 

Pedro o interrompeu: 

- Mestre, vamos ter que saber isso de cor? 

André perguntou: 

- É pra copiar? 

Filipe lamentou-se: 

- Esqueci meu papiro! 

Bartolomeu quis saber: 

- Vai cair na prova? 

João levantou a mão: 

- Posso ir ao banheiro? 

Judas Iscariotes resmungou: 

- O que é que a gente vai ganhar com isso? 

Judas Tadeu defendeu-se: 

- Foi o outro Judas que perguntou! 

Tomé questionou: 

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo? 

Tiago Maior indagou: 

- Vai valer nota? 

Tiago Menor reclamou: 

- Não ouvi nada, com esse grandão na minha fre nte. 

Simão Zelote gritou, nervoso: 

- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!? 

Mateus queixou-se: 

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada! 


 

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo: 

- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas

estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios? 


 

Caifás emendou: 

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?

Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais? 


 

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: 

- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as

promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai

reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário