terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Discurso proferido na formatura da 11a Turma de Fisioterapia da Univates

Em 07/01/2011 ocorreu a colação de grau da 11a turma de Fisioterapia da Univates, em Lajeado (RS). Tive a honra de ser o paraninfo desta turma. Abaixo reproduzo o discurso proferido, em homenagem aos meus queridos afilhados e afilhadas:



Meus queridos afilhados, minhas queridas afilhadas. Formandos dos cursos reunidos aqui hoje.
Inicialmente quero externar minha imensa alegria em participar deste momento tão importante da vida de vocês, de seus familiares e amigos. Este dia é de vocês e é hora de comemorar uma etapa que se cumpre. Hoje vocês abrem uma PORTA e iniciam uma nova jornada, no exercício de uma profissão, a Fisioterapia, que vocês escolheram há alguns anos e que espero que dê muitas alegrias a cada um e a cada uma de vocês.
Nestes últimos dias fiquei pensando quais as palavras mais adequadas para dizer num momento como este. Lembrei-me então de um colega do Rio que outro dia disse ter muito orgulho de ser um fisioterapoeta. “Fisioterapoeta”... soa estranho quando se fala assim, mas se poesia é sentimento, é emocionar, é utilizar-se da linguagem para dizer algo que tem um significado especial, então faz sentido. Se isso é verdade, o fisioterapeuta é um poeta nato, pois da sua boca saem palavras de conforto, de esperança, de luta, de emoção, de alegrias e tristezas... Do trabalho do fisioterapeuta, da sua mão, da sua inteligência, do seu conhecimento, surge qualidade da vida, superação, o sorriso que se abre às conquistas daqueles com os quais trabalhamos, e isto é a mais pura das poesias...
Meus queridos, minhas queridas afilhadas, vocês estão vivendo a poesia da vida e isto é o que vale a pena. Viver é mais do que cumprir um ritual e seguir adiante. Viver é deixar-se levar pelo AMOR que está à nossa volta. Viver é abrir os olhos, perceber o mundo e sentir no abraço amigo, na palavra de conforto, tudo aquilo que aprendemos de melhor neste mundo. Se no mundo houvesse mais AMOR, todos seriam mais felizes.
O mundo de hoje não é muito romântico. Infelizmente nem sempre é o AMOR que guia a vida. Todos nós temos uma grande missão aqui, hoje: nós estamos testemunhando um grupo de acadêmicos que adentram na vida profissional e assumem a responsabilidade de fazerem a diferença, de serem os cuidadores do mundo, das pessoas, da vida. São semeadores da esperança e isto só se faz se houver sentimentos positivos nos atos, no fazer, no ser cidadão de todo o dia.
Conheço a cada um e a cada uma de vocês e tenho a absoluta certeza de que são capazes, tem conhecimento, tem berço, tem o esforço como marca consolidada nesta jornada na Univates e isto tudo vai lhes ajudar a cada momento da vida de vocês. Hoje começamos uma caminhada que outros já trilharam antes. A Fisioterapia hoje é reconhecida em todo o país, é o recurso para melhorar a vida de muitos, quer estejam saudáveis ou não. O fisioterapeuta trabalha e reconhece que atuando sozinhos perdemos potencial , que precisamos trabalhar em conjunto com os outros profissionais da saúde, pois somando esforços, juntando as mãos, ganhamos força nesta nossa missão tão nobre que é fazer SAÚDE, que é CUIDAR, com AMOR, CARINHO, ESCUTA, e a PALAVRA. Agir com zelo profissional, com ÉTICA, com conhecimento técnico, fazendo aquilo que se sabe fazer, defendendo a VIDA sempre é algo que deve nos orgulhar imensamente, deve ser nosso mantra, nossa oração diária, nossa força que nos faz buscar sempre mais conhecimento, mais domínio técnico, mais paixão no agir como Fisioterapeuta.
Olho para vocês hoje e vejo brilho nos olhos. São olhares de expectativa, de incertezas (talvez), mas olhos de esperança e sei que dentro de vocês reside um sentimento bonito, carinhoso. Acompanhei o esforço de vocês durante o curso. A evolução perceptível em cada um de vocês. O superar-se na ansiedade. A paixão demonstrada nos estágios. O questionar-se das vivências. As perguntas que foram sendo respondidas coletivamente, com a ajuda de seus professores. Tudo isso é mágico e nos faz melhores.
E, claro, não é possível parar. Estamos na grande jornada da vida e aprender fazendo e fazer aprendendo é o nosso caminho natural. A cada dia, a cada hora.
Por fim, quero dizer que é absolutamente extraordinário ver a VIDA fazendo a sua obra, nos transformando a cada momento, nos fazendo melhores, nos fazendo mais SOLIDÁRIOS. A vida de qualidade é o objetivo do nosso trabalho como profissionais da saúde que somos. E a vida pode ser uma pequena poesia. Ou pode ser uma POESIA se realizando no nosso dia a dia, no AGIR de nossos corações e de nossas mentes. Parabéns pela jornada de vocês. Sigam em frente, firmes e fortes, sempre.

Um comentário:

  1. Navegando por la red acabo de encontrar este fantástico artículo y me he identificado mucho con él. Soy fisioterapeuta y también soy poeta y utilizo siempre el término de FISIOTERAPOETA para definirme.

    Acabo de publicar un libro titulado HOSPITALIA DOBLE MALTA donde se tratan las emociones vividas en un gran hospital. Aquí teneis las biografías de los dos autores (uno soy yo) tal como aparecen en el libro.



    Esteve Bosch de Jaureguízar, fisioterapeuta y poeta. Nació en 1964, un poco en Palamós y otro en Barcelona. Vive a caballo de ambas poblaciones-amores. Ha acuñado el término "fisioterapoeta", obsesionado por romper la frontera entre la ciencia y las letras. En 2008 publicó La fuerza de un latido (RBA), y recita de forma habitual en el circuito poético indie barcelonés. Es también docente de la unidad de Formación Continua del HUB y de dos máster sobre el paciente cardiológico (Universitat de Barcelona).

    Junto con Òscar Patsí, trabaja en la Unidad de Cirugía Cardíaca del Hospital Universitario de Bellvitge (HUB) desde 2007. Les gusta llevar el pelo largo y les entusiasma el mismo tipo de cerveza, y también la misma marca badalonesa de anís con la que "mestizar" el café.

    http://www.plataformaeditorial.com/cont/novedades/novedades_sola_es.php?idField=179&table=novedades

    Querido colega Glademir voy a seguir con mucha atención tu blog. Trabajo en un Hospital público y defenderé siempre la salud pública. Agrego tu blog en los contactos del mío:
    "EL MERCADER DE POETIA, el rincón del Fisioterapoeta"

    Un fuerte abrazo.

    Esteve

    ResponderExcluir