sábado, 15 de fevereiro de 2014

Todo agente público é mau caráter?

Está na moda bater em tudo e todos. Se exerce uma função pública, então, no mínimo não presta. Parece que é lei: "se aceitou um cargo público, deve ser mau caráter". Sabe, dá uma vontade de largar tudo e dizer: "então pega, tenta fazer melhor". Na realidade, a ampla maioria dos agentes públicos são pessoas extraordinárias, que trabalham jornadas muito grandes e sofrem pelos limites que as circunstâncias lhes impõe. Atendem telefonemas de madrugada, de noite, de manhã, sábados, domingos. Tem gente que acha que o agente público deve trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana, e deve resolver imediatamente o problema de cada vivente, como se este fosse o caso mais urgente do universo. Querem fular filas, passar à frente dos outros, ter seus interesses à frente dos outros. Impressionante. 
O pior disso tudo é escutar que "político não presta", "é tudo ladrão" entre outras frases de efeito. Ver pessoas replicando coisas no facebook sem se dar ao trabalho de pensar 15 segundos sobre o assunto é de uma tristeza imensa. É preciso pensar gente, o cérebro serve para isso.
Se um vivente diz: "essa turma apronta, é só falcatrua", o que dá para pensar sobre isso? Primeira coisa: quem é o vivente? Qual o seu motivo? Perdeu o emprego? Queria ser privilegiado e não foi? Não gosta dos partidos que estão no poder? Tem provas do que está dizendo? Olha, quando a gente se dá ao trabalho de avaliar isso, fica claro que a acusação é apenas uma manifestação irracional, passional. 
Tenho visto isto de uma forma generalizada: não gostam de fulano ou sicrano e dá-lhe lenha, ridicularizam, falam inverdades absurdas. 
Isso desanima. 
Vou dizer: sou secretário de saúde de Lajeado com muita alegria. É desafiador, envelhece, dá rugas, estressa, mas saber que 500 pessoas saíram de uma fila de espera por cirurgias e resolveram seu problema satisfaz. Saber que mais de 10 mil pessoas são atendidas todo mês, a grande maioria saindo satisfeita, com seus problemas com soluções encaminhadas, dá uma alegria sem par. 
Não me iludo que em Lajeado a saúde deixará de ter problemas menores. Sempre haverá aquele (a) que quer forçar um atestado e se não ganhar vai para cima de um poste e vai gritar "tá tudo errado". Sempre vai ter aquele que olha só para si e pensa que o problema dos outros não é nada e se a gente não atende o ato egoísta vai para o facebook e grita "ah, mas eu votei neles, fiz campanha". 
Paciência. Aliás, paciência não, isso me impacienta. 
Eu, como agente político e secretário de saúde me exponho aqui dessa forma e esta exposição é algo muito incomum. A maioria dos agentes políticos sofrem calados as injustiças. Prefiro dizer ao mundo que ou este mundo será mais ético, ou o mundo caminhará, à passos acelerados, rumo à barbárie. 
Não preciso aceitar calado que digam que "todo político não presta". Sei que o facebook é democrático, a gente escreve o que quiser, mas até certo limite. Guerrilheiros de facebook é fácil de ser. Sair deste espaço virtual e fazer acontecer algo por um mundo melhor é outra coisa.
Já disse demais, já me expus demais. Alguns daqueles que aguentaram ler este post até aqui devem estar pensando "mas o que aconteceu?". Digo, nada, e tudo. Cansa ler certas coisas por estes espaços. O facebook, por ser dinâmico, por haver atualização constante, empobrece o debate: a pessoa não pensa mais, fica replicando e curtindo coisas sem ao menos se dar ao trabalho de pensar "será?". 
Não pense, leitor, que jogo a toalha. Pelo contrário: precisamos a lutar a boa luta para vencer a mediocridade que impera neste mundo. EU ACREDITO, DE VERDADE, QUE INTERESSE DO COLETIVO É SUPERIOR AO INTERESSE INDIVIDUAL. 
Pronto, falei. Me sinto mais leve.

Um comentário:

  1. Que bom seria se todos que ocupam cargos públicos tivessem pelo menos condição de escrever um artigo.

    ResponderExcluir