quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Entra hoje em vigor lei que determina maior proteção para crianças

Lajeado – Entra em vigor hoje, dia 1º de setembro, uma nova lei que obriga o uso de cadeirinhas no banco traseiro dos veículos para a acomodação de crianças. Devem usar este equipamento menores de até sete anos e meio de idade. O não cumprimento da determinação acarreta multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação do condutor. As razões para a adoção desta medida legal é a tentativa de reduzir o risco de danos graves nas pequenas vítimas do nosso trânsito. Estatísticas do Ministério da Saúde apontam acidentes de carro como a terceira maior causa de morte de crianças entre zero e nove anos.

 

"Há pessoas reclamando que se trata de mais uma medida para gerar despesa e depois cair no esquecimento. Mas não se pode negar que existe um resultado positivo, em termos técnicos. Estudos sérios sobre este tema comprovaram que o uso correto da cadeirinha pode reduzir em até 70% as chances de haver lesões nas crianças", comenta o vereador Sérgio Kniphoff, que é médico pediatra. Segundo ele, é inegável que até mesmo pais zelosos, que tomam medidas preventivas relacionadas à saúde de seus filhos, muitas vezes são inconscientemente negligentes, quando no trânsito. "Mães levam no colo crianças, há as que ficam soltas e inquietas, e mesmo aquelas que dormem deitados no banco. Todas podem ser arremessadas com violência no caso de algum impacto", alerta o vereador.

 

Segundo a ONG Criança Segura, uma criança com 25 kg sentada no banco traseiro de um carro que bate a 50 km/h sofre danos compatíveis a uma queda do terceiro andar de um prédio. Basta pensar nisso para se perceber a necessidade de criar este hábito novo. "É importante que os pais se informem sobre o modelo adequado para a idade e o peso e, mesmo enfrentando resistência inicial da criança, insistir para que ela se acostume. Do mesmo modo que ensinam regras, horários e rotinas", acrescenta Kniphoff. Muito importante é adquirir em loja de confiança, de preferência com funcionários que ensinem a forma correta da instalação, e verificar se há selo do Inmetro garantindo sua procedência e qualidade.

 

 

Confira outras notícias no blog do vereador:

www.kniphoff.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário