terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encontro Nacional das Comissões de Ética e Deontologia e Encontro Nacional do Departamento de Fiscalização

O Sistema COFFITO/CREFITOs realizou entre os dias 9 e 10 de dezembro, o II Encontro Nacional das Comissões de Ética e Deontologia, e o IV Encontro Nacional do Departamento de Fiscalização. Os eventos ocorreram simultaneamente, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília.
A abertura do evento, realizada na manhã de sexta-feira (9), contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Roberto Cepeda, e com os presidentes ou representantes de todo os Conselhos Regionais. Na ocasião, todos fizeram um breve pronunciamento.

A solenidade de abertura dos encontros contou com uma bela homenagem aos Conselhos Regionais. Todos os presidentes ou representantes foram presenteados com uma bandeira do Sistema COFFITO/CREFITOs, entregue pessoalmente pelo presidente Cepeda. “Esta bandeira representa a união e a força do nosso trabalho. Vamos continuar aliados para garantir novas vitórias aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Precisamos valorizar ainda mais as nossas profissões”, declarou o presidente do COFFITO.

Após a abertura, os participantes foram divididos em grupos e separados por temas para analisar e discutir os fatos. Os membros do Departamento de Fiscalização, por exemplo, se dividiram em três grandes grupos. Já as Comissões de Ética e Deontologia formaram dois grupos, sendo um composto por fisioterapeutas, e outro por terapeutas ocupacionais. Eles realizaram a revisão do Código de Ética.

Ambos os trabalhos contribuíram para enriquecer as ações e os atos fiscalizadores, tanto no combate ao exercício ilegal, quanto na luta contra as distorções de condutas que ferem a legislação e a ética das profissões.

Para dar apoio logístico ao trabalho de fiscalização dos Conselhos Regionais, o COFFITO concedeu um carro para cada sede. A entrega simbólica das chaves ocorreu na tarde de sexta-feira (6), e a previsão é de que os veículos cheguem aos regionais na próxima semana. A nova frota será enviada por meio de uma transportadora. O presidente do COFFITO ressaltou a importância de intensificar a fiscalização. “A partir de agora, os Conselhos Regionais terão mais estrutura para dar continuidade aos trabalhos de fiscalização. É importante que as ações sejam reforçadas, pois temos que  lutar pelo exercício legal das profissões”, finalizou Cepeda

Textos: Assessoria de comunicação / COFFITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário