sexta-feira, 30 de abril de 2010

Informativo Semanal do CREFITO5/RS

Informativo Semanal do CREFITO5/RS | Porto Alegre, 30 de abril de 2010 | Número 37

Reunião dos Ministérios da Saúde dos países do Mercosul discute o exercício profissional dos Fisioterapeutas

A Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, membro da Comissão de Integração dos Fisioterapeutas do Mercosul do COFFITO apresentou no dia 27 de abril, em Buenos Aires - Argentina, o processo de integração dos Fisioterapeutas nos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), a convite do Ministério da Saúde do Brasil

Na ocasião, ela apresentou os dados estatísticos sobre a profissão no Mercosul, como por exemplo o número de faculdades existentes, as entidades nacionais que representam a profissão e os profissionais, as leis ou decretos que fundamentam a profissão, o número de profissionais registrados e as especialidades reconhecidas. "A reunião da Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional/Comissão de Serviços de Atenção à Saúde foi muito proveitosa, já que pudemos expôr dados concretos da nossa realidade de trabalho nos países que compõem o Bloco Econômico do Mercosul e trocar experiências", disse a Dra. Maria Teresa.

CREFITO5/RS promove seminários em Caxias do Sul e em Santa Maria

O CREFITO5/RS há muitos anos defende a inclusão do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional nas Equipes de Saúde da Família e defende, acima de tudo, a atenção básica na saúde como grande bandeira para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Por ter esse tema como base de muitas de suas ações, o CREFITO5/RS promoverá seminários nas mais importantes cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Santa Maria.

Os seminários ocorrem em parceria com as Comissões de Saúde das Câmaras de Vereadores de cada município e tem como objetivo levar à sociedade a importância das ESF, das equipes multiprofissionais, da equidade e dos demais princípios norteadores do SUS. Serão convidados para cada seminário representantes da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa, dos Conselhos Municipais de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, Secretarias Municipais e outras entidades e representatividades que atuam direta ou indiretamente na área da saúde e que podem fortalecer essa estratégia.

O CREFITO5/RS levou a ideia às Casas Legislativas municipais, que de pronto aceitaram a parceria pela comprovada importância do tema que será debatido. As falas serão plurais e os seminários são abertos a toda comunidade. Participe de mais essa ação promovida pelo CREFITO5/RS.

Em Caxias do Sul e Santa Maria representará o CREFITO5/RS, o Dr. Glademir Schwingel, membro da Comissão de Inserção em Políticas Públicas de Saúde do CREFITO5/RS. 

CAXIAS DO SUL
Quando: 21/05 (sexta-feira)
Hora: 14h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores.

SANTA MARIA
Quando: 02/06 (quarta-feira)
Hora: 14h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores.

Boqueirão do Leão recebe projetos do CREFITO5/RS

O município de Boqueirão do Leão, que fica há aproximadamente 180 quilômetros da capital gaúcha, recebe, mais uma vez, os projetos do CREFITO5/RS. No dia 7 de maio (sexta-feira) dois projetos serão colocados em prática mais uma vez: o Saúde Escolar e o Debates CREFITO5/RS: Vida e Saúde com Qualidade.

Nos Debates CREFITO5/RS, a Dra. Nair Paim, fisioterapeuta, fará uma palestra sobre saúde da mulher e do homem, abordando o câncer de colo de útero e o câncer de próstata. Segundo Dra. Nair, a fisioterapia tem papel fundamental no tratamento e, principalmente, na recuperação dos pacientes.
Já o Saúde Escolar, que em 2009 foi implantado no município, terá como objetivo principal a realização da "Blitz da Mochila".  Segundo um dos idealizadores do projeto, o fisioterapeuta Dr. Gérson Chequi, a Blitz é o momento mais especial do projeto, pois é quando os alunos percebem na prática as mudanças que foram estruturadas durante meses. Serão pesadas as mochilas dos alunos nos turnos da manhã e da tarde. Cada aluno receberá um cartão de acordo como peso de sua mochila.

CREFITO5/RS visita o Centro de Saúde Escola Murialdo em Porto Alegre

No dia 16 de abril, a Presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira visitou o Centro de Centro de Saúde Escola Murialdo(CSEM), que fica em Porto Alegre. A Presidente do Conselho foi até o Centro para fazer uma palestra para as residentes do  Núcleo de Fisioterapia que trabalham com Residência Integrada em Saúde / Enfâse em Atenção Básica. O tema da palestra foi "Mercado de Trabalho do Fisioterapeuta  na Rede Pública".

A palestra foi embasada em dados coletados pelo Departamento de Fiscalização do CREFITO/5 sobre o número de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham com Saúde Pública no Estado, além de promover uma discussão sobre a realidade do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Rio Grande do Sul e também debater a importância da inclusão do fisioterapeuta nas Equipes de Saúde da Família.

Leia na íntegra aqui.

Acupuntura ajuda no alívio aos distúrbios da TPM

A acupuntura tem eficácia comprovada no tratamento dos desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM). A enfermidade atinge cerca de 90% das mulheres e  afeta atividades cotidianas, relações de trabalho e convivência interpessoal
 
Segundo o fisioterapeuta acupunturista do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Wilen Heil, a acupuntura promove o equilíbrio energético do corpo e ajuda a melhorar os sintomas indesejáveis da TPM.

Leia na íntegra aqui.

Wiireabilitação: Ganha quem sarar

Geralmente visto como vilão, o videogame é, muitas vezes, considerado um dos culpados pelo sedentarismo e responsabilizado por fazer as pessoas ficarem horas sentadas. No entanto, esse conceito começou a mudar com o surgimento do videogame Wii, da Nintendo, que por meio de seus sensores, instalados junto ao aparelho de TV, capta os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela. O uso do console foi adaptado por clínicas de fisioterapia e a técnica, chamada de wiireabilitação, antes comum apenas nos grandes centros, já começa a ganhar adeptos no interior do Estado.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia do Rio Grande do Sul, Maria Teresa Dresch, ainda não há estudos científicos sobre os benefícios da wiireabilitação. Ela esclarece que a técnica, geralmente, é introduzida em pacientes que necessitam de fisioterapia permanente ou por um longo tempo, pois torna as sessões diferenciadas. "O conselho tem acompanhado com cautela esta técnica. Percebemos que há mais motivação por parte dos pacientes. No entanto, é uma atividade complementar, e a fisioterapia tradicional não deve ser abandonada ",  explicou.

Fonte: Zero Hora.

Leia na íntegra aqui.

Cidades Fiscalizadas na semana de 19 a 30 de abril: Júlio de Castilhos, Pinhal Grande e Porto Alegre.

Acompanhe aqui os projetos de Lei em tramitação:
http://www.crefito5.com.br/conteudofixo2.php?id=66

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:
http://www.crefito5.org.br/defis-denuncie.php

Siga o CREFITO5/RS no Twitter: http://twitter.com/crefito5rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário