segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fwd: Informativo Semanal do CREFITO5/RS

Informativo Semanal do CREFITO5/RS | Porto Alegre, 21 de junho de 2010 | Número 40


Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região. Confira abaixo as principais notícias desta semana:

Mural comemorativo aos 25 anos do CREFITO5/RS é inaugurado

No último sábado, 19 de junho, foi inaugurado um mural em comemoração aos 25 anos de história do CREFITO5/RS, completados no dia 16 de maio. O mural está localizado na sala do Plenário Dr. Vladimiro de Oliveira. Em 1985, a Resolução COFFITO nº 54 criou a autarquia, que tinha sede em Porto Alegre e circunscrição nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os convidados que prestigiaram a cerimônia, estavam os familiares da Dra. Maria Teresa e também os Conselheiros da Gestão 2006-2010.

O mural faz uma retrospectiva do Conselho desde a sua criação, com um grande resgate histórico de fotos e fatos que marcaram a história desta autarquia até 2010. A criação gráfica ficou por conta da agência La Photo e a criação dos textos, das jornalistas do CREFITO5/RS.

Na mesma ocasião, foi incluída também a foto da Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira na Galeria dos Presidentes do CREFITO5/RS, que também inclui a Dra. Maria Teresa Baraúna da Costa, a Dra. Sonia Manacero e o Dr. Fernando Prati.

Confira abaixo o texto que foi elaborado para homenagear a Dra. Maria Teresa no momento da inauguração da sua foto na Galeria:

Maria Teresa Dresch da Silveira nasceu na cidade de Porto Alegre no dia 13 de dezembro do ano de 1963. Filha de José Néri da Silveira e de Ilse Maria Dresch da Silveira. É a terceira de um total de sete filhos.

Passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Brasília onde estudou em colégio de freiras, o Sacre Coeur de Marie e também no Colégio Salesiano Dom Bosco.

De volta a Porto Alegre conclui sua educação básica no Colégio Marista Rrosário.

No ano de 1985 graduou-se em fisioterapia pela faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, o IPA.

Em 1990, no mês de outubro, casou-se com o então jovem juiz Miguel Ângelo, neste período já estava como diretora tesoureira do CREFITO5.

Em 1994 nasce sua primeira filha, Mariana e no ano de 1998 nasce seu segundo filho, Vinicius.

No ano de 2002 é eleita presidente do CREFITO5, e no ano de 2006 é reeleita para o mesmo cargo para a Gestão 2006-2010 desta autarquia.

No ano de 2006, gradua-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Uniritter.

Maria Teresa vem de uma família de juristas tendo na figura de seu pai e irmãos o incentivo para a carreira advocatícia, mas primeiramente busca uma profissão da  área da saúde, na identificação com sua mãe, enfermeira e sua primeira irmã, nutricionista e também enfermeira.

Maria Teresa é o ponto de ligação em sua família entre duas áreas, que mesmo distantes nas suas gêneses de conhecimentos, andam lado a lado. Uma para garantir  a todos e todas o direito e o acesso a outra. Mas não é apenas na formação acadêmica que fica. Vai mais longe. Todo o conhecimento adquirido está a serviço de uma causa maior, a "boa" luta pela dignidade do exercício profissional. É assim, imbuída deste espírito guerreiro e por que não dizer "gaudério" que se dedicou a vinte anos na defesa do direito e do reconhecimento dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no estado do Rio Grande do Sul.

Querida Teresa, gaúcha dos quatro costados, recebe hoje, neste ato, de mera formalidade para muitos, mas de grande significado para todos e todas, que ao teu lado, e é preciso destacar a tua família representada na pessoa de teu esposo e filhos, dividiram as angústias, os sofrimentos, as alegrias, as ausências e as dores, pela tua dedicação e comprometimento, e que muito mais que apenas uma foto para a posteridade, recebe o reconhecimento e a gratidão pela tua coragem, força e determinação,diante de todas as inúmeras demandas, que surgiram envolvendo as duas profissões. A marca forte e pulsante de uma mulher que fez deste tempo um sacerdócio.  

Olhando para o passado, não tão distante nestes vinte e cinco anos de CREFITO, hoje aqui descerramos tua foto com muita distinção na galeria dos presidentes neste jubileu de prata.  E para finalizar queremos deixar–te um poema da Martha Medeiros que diz assim:

 

Pedaços de mim...

Eu sou feita de sonhos...

Interrompidos,

Amores mal resolvidos,

Sou feita de choro sem razão

Pessoas no coração

Atos por impulsão.

 

Sinto falta de lugares que não conheci

Experiências que não vivi

Momentos que já esqueci.

 

Eu sou amor e carinho constante

Distraída até o bastante

Não paro nenhum instante.

 

Já tive noites mal dormidas

Perdi pessoas muito queridas

Cumpri coisas não prometidas.

Muitas vezes eu desisti sem mesmo tentar

Pensei em fugir para não enfrentar

Sorri para não chorar.

 

Eu sinto pelas coisas que não mudei

Amizades que não cultivei

Aqueles que eu julguei

Coisas que eu falei

Tenho saudades de pessoas que fui conhecendo

Lembranças que fui esquecendo

Amigos que acabei perdendo...

Mas continuo vivendo e aprendendo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário