sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lei cria semana para conscientizar sobre Planejamento Familiar

Kniphoff teve proposta sua aprovada por unanimidade

Lajeado – Por unanimidade de votos, foi aprovado na sessão desta terça-feira o projeto de lei de autoria do vereador Sérgio Kniphoff, do PT, que propunha a instituição da Semana Municipal da Conscientização do Planejamento Familiar, Controle da Natalidade e Gravidez na Adolescência. A partir de agora, haverá um período anual voltado à educação e discussão sobre estes temas, no início do mês de novembro.


"Fico feliz por ter sido a minha proposta, além de merecedora dos votos de todos os colegas, também alvo de elogios de todos os que se manifestaram", falou agradecido Kniphoff. O vereador defende que não há como se alcançar qualidade de vida, socialmente falando, sem bons índices de educação, saúde, emprego, renda e lazer, entre outros fatores. "Mas não é possível alcançarmos estes patamares sem que se obtenha, primeiro, a estruturação responsável das famílias", acrescentou ele.


O vereador entende que pelo planejamento familiar, o controle da natalidade e a prevenção à gravidez na adolescência os índices de desenvolvimento humano serão muito melhores. "Isso é fácil de se prever, pois implicaria em fatores um maior número médio de anos nos bancos escolares; mais qualificação para vagas no mercado de trabalho; mais saúde física e mental; e até a redução da violência e do uso de drogas", assegura ele.


Na mensagem justificativa do projeto agora aprovado o vereador coloca que o planejamento familiar é o conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e das crianças por ela geradas, em decisão comum com o parceiro. Afirma também que o controle da natalidade é uma das suas conseqüências, se baseando no uso controlado de contraceptivos adequados para evitar gravidez indesejada. E que a gravidez na adolescência é um complicador para a vida da mãe precoce, da família e até mesmo do bebê. Ele acredita que uma semana voltada para debates, palestras, seminários e atividades culturais e artísticas farão enorme diferença no enfrentamento destas questões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário