segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

UBS do Bairro Santo Antônio entrará em reforma em breve

No dia de hoje, pela manhã, estivemos visitando a Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Santo Antônio. Estivemos eu, a secretária adjunta, Ana Reckziegel de Souza e a Coordenadora de Ações da Enfermagem, Ana Gleiza Cargnelutti. Conversamos com a equipe da UBS, que fez um breve relato das atividades desenvolvidas no local, inclusive atendimento fisioterapêutico. A UBS tem mais de 10 anos naquele local e estamos providenciando no início da reforma do prédio, que prevê arrumação do telhado, visto que em dias de chuva há infiltrações, pintura e reforma na capacidade elétrica, subdimensionada para a necessidade local. 

Ainda pela manhã visitamos a UB de Saúde da Família do Bairro Morro 25, que atende também o Bairro das Nações. Encontramos uma equipe muito coesa, implicada com as necessidades do Bairro. Também conhecemos algumas das dificuldades da população local e avaliamos a questão da "Rua da Divisa", que separa Lajeado de Cruzeiro do Sul. 

Por fim, visitamos ainda os moradores do Loteamento 17, formada por pessoas humildes, assistidas pela ESF local. Esta comunidade é historicamente isolada, conhecida inclusive como "tigredo". Apesar de não ser considerada uma quilombola, de fato caracteriza-se como tal, visto ser constituída basicamente por negros, que vivem em forte espírito coletivo e comunitário. Enfrentam muitos problemas de saúde e carecem de uma política de assistência social e de saúde que lhes garanta o desenvolvimento mais equilibrado de sua cidadania. Mostram-se deprimidos frente ao "esquecimento" pelo qual passam, o preconceito social e racial de décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário