segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Chuva, feriado, Carnaval e a assistência à saúde



Feriadão de 4 dias, no caso, em que quase tudo para. Carnaval, no Brasil, é uma data que foge a normalidade. Todos os postos de saúde da região pararam, inclusive os de Lajeado. No caso dos serviços de saúde, a exceção são os hospitais, 24 horas abertos, por natureza. É tradicional já. Há muitos anos que é assim. Em Lajeado não foi diferente, toda a rede de saúde básica está de feriadão, como sempre foi. E, como sempre, prevímos que poderiam surgir problemas devido ao número de pessoas que procuram o hospital.

O que fizemos de diferente este ano, e que não aconteceu em anos anteriores, como alternativa para tentar diminuir um pouco a pressão sobre o pronto socorro do Hospital Bruno Born, sempre sobrecarregado, foi deslocar um médico da Secretaria de Saúde de Lajeado para o Pronto Socorro do HBB durante o dia, das 7h da manhã às 22h, que o é o período crítico. Este profissional está sendo pago pela prefeitura e reforça a equipe do hospital nesta segunda-feira de Carnaval.

É uma solução paliativa, não resolve a questão por inteiro, mas ameniza. O HBB, por sua natureza macrorregional, com Pronto Socorro SUS, com incentivo financeiro estadual para servir de suporte para o SAMU, PA do IPE e UNIMED, além do atendimento privado, tem uma excelente equipe profissional. Mas mesmo ele em datas festivas como o Carnaval se aperta no número de profissionais em trabalho. Por isso nossa iniciativa de ceder um médico por hoje.

Estas parcerias entre o HBB e a Prefeitura de Lajeado deverão ser frequentes este ano. É o que esperamos. A parceria, o trabalho conjunto, com a participação do Conselho de Saúde e da comunidade como um todo, será benéfica para a população local. Sabemos que a saúde pública enfrenta sérias dificuldades. Já diagnosticamos este quadro e estamos trabalhando para minimizar os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário