quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Que tal manter a Avenida Tallini (na Univates) limpa?


Sou frequentador da Avenida Alberto Tallini, da Univates. Passo ali seguido, inclusive sábados e domingos de manhã. Me dá uma alegria ver o pessoal reunido nos sábados e domingos a tarde. Saudável a reunião dos grupos, que vivem juntos. Tem de tudo, desde a roda de chimarrão e pipoca a pais e mães de família com seus pequenos, em SUS bicicletas. Tem também aqueles que bebem sua cerveja, na boa.
O lugar é bonito, agradável e cercado de verde. Legal para aproximar-se da natureza. A avenida tem várias lixeiras, posicionadas pela Univates, que permitem separar os restos, inclusive, entre orgânicos e inorgânicos.
Infelizmente nem tudo é perfeito, especialmente quando a noite cai. Quem passa ali sábado ou domingo de manhã se entristece. Dá vontade de chorar. A quantidade de garrafas, de plásticos e outros restos é assustador. Imagina-se o que foi a noitada. Muitas vezes passei por lá nestas horas e um funcionário da Univates, pacientemente, heroicamente, limpa tudo. Trabalho repetitivo, para deixar tudo certinho para os que vêm à tarde.
Não estou aqui para julgar, nem acusar. O que queria aqui, humildemente, é pedir àqueles frequentadores que por lá passam à noite, sejam de Lajeado, sejam de outros municípios, que cuidem do ambiente. Mantenham a avenida limpa, levem as garrafas e plásticos às lixeiras. Não quebrem nada, que cacos de vidro machucam os pés das crianças e jovens.
Não adianta aqui procurar quem é o culpado. Repressão? Polícia? Prefeitura limpando tudo? Fechar a avenida com portões? Nada disso gurizada. Os pais de vocês também foram jovens e também tiveram seus momentos de folia. Passam os tempos e as rebeldias se travestem, mas sempre existem. O que não dá é que essa rebeldia se transforme em algo tão inclassificável. Eu não acredito que alguém se sinta feliz atirando uma lata, uma garrafa, um caco de vidro no meio da rua.
Buenas, talvez não adiante nada esse pequeno texto. Ele quer apenas externar minha inconformidade com estes comportamentos. Acho que dá para ser feliz de outra forma. Dá para festejar as coisas da vida na própria avenida, ou qualquer outro lugar, de um jeito um pouco mais parceiro dos outros, mantendo o ambiente mais limpo. Como diz o pessoal no facebook: prontofalei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário