domingo, 3 de fevereiro de 2013

LIXO NA LIXEIRA É SAÚDE PARA TODOS

Ontem, sábado, participei do mutirão de limpeza das beiras da BR-386, em Lajeado. Estiveram lá cerca de 50 servidores da prefeitura de Lajeado, inclusive prefeito e vice-prefeito. Sempre haverá aquele que pensará ser uma demagogia. Mas, retiramos uma caçamba de caminhão de lixo em pouco mais de 1 km de estrada. A medida tem fins educativos. Cada cidadão de Lajeado pode colaborar a sua maneira, começando por manter limpo o espaço público em frente de sua casa. E, também, não jogando o lixo fora da lixeira.
Pois bem, nesta manhã de domingo passei pela Avenida Avelino Tallini, esta que passa pela Univates. Fico muito triste com o que vejo ali: centenas de latas, garrafas, plásticos, restos de cigarros, entre outros resíduos, jogamos por ali. A poucos metros, lixeiras. Ainda esta semana, nos jornais da cidade, este problema foi abordado.
A questão aqui é que há um comportamento inadequado de parte importante da comunidade ao jogar o lixo em qualquer lugar. O argumento “pago meus impostos, então alguém tem que ajuntar” é falacioso. Ou alguém joga o lixo dentro de casa? Se não, por que jogá-lo na via pública? É uma questão séria, de educação, de saúde, de cidadania. Não é problema dos jovens, dos adultos. É problema de todos.
Este pequeno desabafo é também para dizer que todos nós deveríamos saber viver melhor dentro do grupo, da comunidade, respeitando os outros. Se o sujeito joga o lixo no meio da rua, me perdoem, mas é um ato anticidadania. É uma falta de respeito que causa uma série de problemas, inclusive de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário