quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LAJEADO SOB A AMEAÇA DA DENGUE


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LAJEADO e
16ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE / SES /RS 

COMUNICADO CONJUNTO, em 27/02/2013.

A Secretaria da Saúde de Lajeado e a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde vem comunicar à comunidade regional e à imprensa, que o município de Lajeado está sob o risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, que conhecidamente é o vetor da DENGUE. Tal risco se tornou eminente a partir da constatação da presença do mesmo neste município. Em janeiro de 2012 foi verificado o primeiro foco do mosquito, no Bairro São Cristóvão. Já nos meses de novembro de 2012, janeiro de 2013 e fevereiro de 2013, foram encontrados 3 novos focos nos Bairros Montanha, Americano e Santo Antônio, respectivamente. 
A partir disto, estamos procedendo na delimitação dos focos, investigando o entorno e monitorando todas as 147 armadilhas espalhadas pelo município, semanalmente. Este procedimento pretende detectar precocemente a presença de novos focos. Um grupo de sete agentes epidemiológicos da SESA/LAJEADO está a campo neste trabalho, coordenados pelo biólogo responsável e apoiados pela equipe técnica da 16ª CRS. 
A situação está controlada, mas é fundamental que a população de Lajeado contribua, recebendo os Agentes Epidemiológicos e permitindo as vistoria de suas residências. Passamos por um período de muitas chuvas associadas ao calor intenso, dois fatores que são bastante propícios para a proliferação do mosquito. 
Considerando que o quadro deve se manter no mês de março, estamos sob o risco real de infestação. As autoridades sanitárias estão atentas e vão trabalhar para minimizar os riscos. Porém, é de suma importância a participação da população, mantendo a cidade limpa e eliminando focos de procriação do mosquito, que são fundamentalmente todo e qualquer tipo de depósito com água parada. Pneus, vasos de flores em cemitérios e residências, resíduos com capacidade de acumular água e que estão pelas ruas e terrenos baldios, piscinas não tratadas, enfim, qualquer meio em que há água acumulada e parada é um potencial criadouro do mosquito causador da dengue. Juntos, podemos evitar que a Dengue chegue até nossa cidade. É uma ação que passa pelo poder público e que precisa do apoio incondicional de toda população. 


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.
Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.
Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos. 
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.
Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.
Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário