segunda-feira, 24 de maio de 2010

CREFITO5/RS participa de debate sobre atenção básica na saúde em Caxias do Sul

Na tarde desta sexta-feira, 21, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu um seminário sobre a Atenção Básica na Saúde. Convidado a promover o evento em parceria com a Câmara, o CREFITO5/RS abriu as falas da tarde.

Presidida pelo vereador Renato Oliveira, a Comissão de Saúde promoveu o seminário com o objetivo de levar à sociedade a importância das Equipes de Saúde da Família e do atendimento multiprofissional, além de valorizar ainda mais a equidade e os demais princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do seminário, a presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, agradeceu a iniciativa da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. "A promoção de eventos como este é de fundamental importância para debatermos a saúde dos cidadãos", disse.
O Dr. Glademir Schwingel, presidente da Comissão de Inserções em Políticas de Saúde do CREFITO5/RS (CIPS) abriu a rodada de palestras falando sobre a importância da atuação dos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas Equipes de Saúde da Família. Dr. Glademir, que coordenou os trabalhos da mesa, apresentou dados e estatísticas que comprovam que a atuação destes profissionais é decisiva para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Logo em seguida falou a deputada estadual Maria Formolo. Ela lembrou que, no Rio Grande do Sul, o governo do Estado é o que menos aplica em saúde no país. "Só no ano passado, foram R$ 930 milhões a menos do que a Constituição Estadual exige para a saúde. Este ano, são R$ 918 milhões a menos". A deputada valorizou a realização do encontro que busca a inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos programas de saúde dos municípios. "É necessário que a população tenha a condição da atenção básica efetiva, universal, integral e justa."
A seguir, foi a vez do deputado federal Pepe Vargas. O parlamentar, que também é médico, apresentou um histórico do SUS e afirmou que este é o maior sistema de saúde pública do mundo. "Não tenho dúvidas disso. Porém, não tenho dúvidas de que ainda é preciso fazer muito", afirmou. Segundo Pepe, as equipes multiprofissionais são fundamentais para a promoção da qualidade de vida das pessoas e para a saúde dos cidadãos.
Para fechar o ciclo de palestras, o advogado e técnico jurídico do PROCON de Caxias do Sul, Dr. Luis Fernando Del Rio Horn apresentou aos presentes quais os seus direitos com relação ao SUS, o que podem cobrar, a quem recorrer, entre outros. Dr. Fernando, fez ainda, um pequeno paralelo sobre os diretos dos cidadãos assistidos pelos planos de saúde privada e assistidos pelo SUS.
Participariam do evento representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (os dois últimos de Caxias do Sul). Todos haviam confirmado suas participações, mas não compareceram. O representante do Ministério Público que participaria, enviou e-mail agradecendo o convite mas, em função de agenda, não pôde comparecer.
Apesar das ausências, o debate foi rico. O deputado Pepe Vargas esclareceu dúvidas quanto à tramitação de projetos de lei apresentados e propostos na Câmara dos Deputados, especialmente os que visam ao estabelecimento de pisos nacionais de salários.
Estiveram presentes ao seminário os integrantes da Diretoria do CREFITO5/RS Dr. Jadir Camargo Lemos, vice-presidente, Dra. Vera Maciel, diretora-secretária, e Dr. Gérson Chequi, tesoureiro.
O público que compareceu pôde tirar suas dúvidas ao final do evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Publicado em: 24/05/2010 às 08:29


Nenhum comentário:

Postar um comentário