terça-feira, 4 de maio de 2010

O SUS do RS tem 51,8% mais fisioterapeutas atuantes nos últimos 2 anos e meio


O SUS do RS tem 51,8% mais fisioterapeutas

 atuantes nos últimos 2 anos e meio

Nossos oponentes dizem que a atual gestão do CREFITO-5 não criou novas vagas de emprego nas Políticas Públicas de Saúde do Rio Grande do Sul. Inicialmente é importante esclarecer que o CREFITO-5 não tem este poder. Cabe  às Secretarias Municipais de Saúde criarem cargos públicos de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional, em lei municipal e, a partir daí, o município pode realizar concursos públicos. Ou, alternativamente, cabe exclusivamente à gestão estadual ou municipal contratar clínicas ou profissionais para atender aos usuários do SUS.

Nos últimos cinco anos o CREFITO-5 compôs a Comissão de Inserção nas Políticas Públicas de Saúde (CIPPS), a qual desenvolveu uma série de ações dirigidas à divulgação das profissões no SUS e a defesa do concurso público e do chamamento público. A própria Secretaria Estadual de Saúde, no início de 2009, realizou vários chamamentos públicos nas coordenadorias regionais de saúde.

Uma forma confiável de verificar a evolução da inserção dos Fisioterapeutas no SUS é a consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de preenchimento obrigatório. Pois bem, em análise dos dados, verifica-se que em agosto de 2007 estavam cadastrados 1.163 profissionais atendendo ao SUS no RS. Em março de 2008 eram 1.254, um ano depois (2009) eram 1.557 e em março de 2010 o total de profissionais no CNES eram 1.766.

Em outras palavras, num período de apenas 2 anos e meio o número de profissionais inseridos no SUS do RS aumentou nada menos do que 51,8%. Obviamente que isto não é mérito isolado do CREFITO-5. Mas temos plena certeza de que a atuação da atual gestão contribuiu nesta evolução.

Por tudo isso, a ampliação do MERCADO DE TRABALHO para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais não passa pelo discurso, mas pela AÇÃO CONCRETA, que é o que a atual gestão está fazendo e é a PROPOSTA DE TRABALHO DA CHAPA 1 – CONSTRUÇÃO COLETIVA.

VOTE CHAPA 1 . Essa luta também é tua.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário