terça-feira, 18 de maio de 2010

Fwd: Informativo Semanal do CREFITO5/RS

Informativo Semanal do CREFITO5/RS | Porto Alegre, 17 de abril de 2010 | Número 38

Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região. Confira abaixo as principais notícias desta semana:

Ex-presidentes do CREFITO5/RS recebem homenagem

Durante o IV Fórum de Políticas Profissionais  da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, ocorrido no último sábado, 15 de maio, os ex-presidentes do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 5º região foram homenageados. A ação faz parte das comemorações aos 25 anos do CREFITO5/RS, que são comemorados no dia 16 de maio de 2010.

"Ao fazermos esta homenagem,  estendemos também o nosso agradecimento a cada Conselheiro que passou pelo CREFITO5/RS, os Delegados e também aos profissionais, porque um Conselho só é forte com a participação de todos", disse a Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, atual Presidente do Conselho.

Leia na íntegra e veja as fotos aqui.

IV Fórum Gaúcho de Políticas Profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

No último sábado, dia 15 de maio, estiveram reunidos estudantes de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e profissionais destas áreas no IV Fórum Gaúcho de Políticas Profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  O evento aconteceu  no Coral Tower Hotel, em Porto Alegre, das 9h às 17h.

Este evento anual tem como objetivo discutir junto aos profissionais a situação do mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Sul, e as possíveis ações das entidades representativas da categoria. Entre os temas debatidos nesta edição do evento, podemos citar: a atuação profissional nas APAEs, o reflexo da formação no mercado de trabalho e também a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (mais conhecida pela sigla CIF).

Leia na íntegra e veja as fotos aqui.

Sorteio define mesários que atuarão nas eleições 2010 do CREFITO5/RS
A Comissão Eleitoral realizou na na última sexta-feira, 14/05/2010, na sede do CREFITO5/RS em Porto Alegre o sorteio que definiu quais os profissionais que formarão as mesas eleitorais no próximo dia 29/05/2010.

Confira aqui a nominata dos profissionais que deverão atuar nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

CREFITO5/RS reúne-se com Ministério Público Estadual em Pelotas

No dia 11 de maio, a presidente do CREFITO5/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, esteve em Pelotas para uma reunião com o Ministério Público Estadual. O encontro aconteceu na 1ª Promotoria de Justiça Especializada da cidade e contou com a presença do promotor de justiça, Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, da fisioterapeuta Dra. Aline da Silveira Leite, da representante da associação dos hemofílicos, Jandira Teixeira Melo e da coordenadora do departamento de fiscalização do CREFITO5/RS.

Na reunião, foi informado ao promotor que, desde fevereiro de 2010, pacientes hemofílicos do hemocentro não estão recebendo assistência de fisioterapeutas. A interrupção na prestação do serviço é devido ao rompimento do convênio mantido com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Os motivos do rompimento são desconhecidos. Segundo Jandira, a mesma situação já ocorreu em 2007 e "a interrupção do tratamento praticado pelos fisioterapeutas faz com que os pacientes tenham suas dores aumentadas".

Sem o tratamento adequado, é preciso aumentar a quantidade de medicação usada. Enquanto que, se for mantida a atuação dos fisioterapeutas isso não é necessário, pois este profissional consegue, através de técnicas específicas, evitar a dor e diminuir o desconforto dos pacientes.

Leia na íntegra aqui.

Saúde da Mulher reúne mais de 300 pessoas em Boqueirão do Leão

No dia 7 de maio, o CREFITO5/RS esteve em Boqueirão do Leão (cidade que fica a 187 km de Porto Alegre) a convite da fisioterapeuta Dra. Alexandra Gazolla para fazer uma palestra sobre saúde da mulher e saúde do homem. A palestra faz parte do projeto Debates CREFITO5/RS: Vida e Saúde com Qualidade. Mulheres e homens de todas as idades puderam conhecer um pouco mais sobre dois importantes assuntos: o câncer de colo do útero e o câncer de próstata. O ginásio da Escola Estadual Eugênio Franciosi estava lotado: mais de 300 pessoas ouviram atentamente a palestra da fisioterapeuta Dra. Nair Paim.

Iniciativa – A fisioterapeuta Alexandra desenvolve um importante trabalho voltado à saúde da mulher e a importância da prevenção na manutenção da saúde de todos. O trabalho vem sendo desenvolvido nos municípios de Boqueirão do Leão e Gramado Xavier. Apaixonada pelo que faz, Dra. Alexandra resolveu buscar junto ao CREFITO5/RS uma nova forma de divulgar informações importantes para a sociedade. "Esse projeto do Conselho é ideal porque adaptamos as necessidades locais à informação de qualidade. Poder falar de prevenção para um público de todas as idades é sensacional", afirma ela.

Leia na íntegra aqui.

Saúde Escolar: uma ação do presente, com olhar para o futuro

Há alguns anos vem-se falando que saúde é sinônimo de prevenção. Os exemplos e os resultados de ações alicerçadas nesses princípios são comprovados e norteiam diversas atividades e projetos de governos e instituições, sejam elas públicas ou privadas. O CREFITO5/RS, que defende a inserção de seus profissionais na atenção básica à saúde concorda com essa política, mas foi além. Ao implantar o projeto Saúde Escolar, o Conselho não apenas trata e valoriza a prevenção, como trabalha com a conscientização de crianças e adolescentes, visando o futuro de cada um deles.

O projeto, iniciado em 2006, teve novas ações no mês de maio de 2010, na cidade de Boqueirão do Leão. Município pequeno, distante quase 200 quilômetros da capital gaúcha, a cidade tornou-se modelo na região por implantar o projeto. O Saúde Escolar foi levado à Escola Estadual Eugênio Franciosi em 2009, através da fisioterapeuta Dra. Alexandra Gazolla. Inserida na comunidade como referência, a profissional solicitou ao CREFITO5/RS que implantasse o projeto em sua cidade natal. "Trazer essas ideias e projetos para minha cidade, é valorizar minhas raízes. Me formei e voltei para Boqueirão com o objetivo de ajudar a mudar a nossa realidade e isso está acontecendo aos poucos", conta Alexandra.

Leia na íntegra aqui.

PL que disciplina o exercício profissional de Acupuntura é aprovado em Comissão da Câmara

Na quarta-feira, dia 12 de maio, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de acupunturista, o PL nº 1.549, de 2003. Segundo o Projeto de Lei, qualquer profissional de nível superior da área da saúde poderá exercer a atividade, desde que tenha especialização em acupuntura reconhecida por conselhos federais – como é o caso dos fisioterapeutas. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser apreciado por duas comissões da Câmara. O projeto já foi encaminhado à Comissão de Trabalho – CTASP, onde tramitará agora.

A Comissão de Assuntos Parlamentares do COFFITO (CAP) continuará acompanhando a tramitação deste Projeto de Lei nas duas Comissões restantes. "A Comissão de Assuntos Parlamentares teve uma forte atuação neste PL aprovado nessa comissão, e seguirá acompanhando cuidadosamente a tramitação deste importante Projeto, que ainda será submetido à mais apreciações na Câmara", disse a Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, membro da CAP.

Passeata contra o Ato Médico

No dia 22 de maio de 2010 (sábado), a partir das 14h30min, está sendo promovida uma passeata contra o Projeto de Lei do Ato Médico. A passeata sairá da Praça Dom Feliciano (Centro), em frente à Santa Casa, e seguirá até a Praça da Matriz.

Para maiores informações, acesse a comunidade POA Contra o Ato Médico.

Cidades Fiscalizadas na semana de 3 a 14 de maio: Alvorada, Ametista do Sul, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Dois Lajeados, Frederico Westfalen, Garibaldi, Guaporé, Pejuçara, Porto Alegre, Santa Tereza, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Veranópolis.

Acompanhe aqui os projetos de Lei em tramitação:

http://www.crefito5.com.br/conteudofixo2.php?id=66

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:
http://www.crefito5.org.br/defis-denuncie.php

Siga o CREFITO5/RS no Twitter: http://twitter.com/crefito5rs

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fale conosco através do email jornalista@crefito5.org.br

Não deseja mais receber estes emails? Responda este email com o assunto "REMOVER". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário